Ciência e Tecnologia

11h07min - 28 de Março de 2014 Atualizado em 11h08min

Governo de Minas inaugura Uaitec de Conceição das Alagoas

A estrutura vai oferecer cursos de idiomas, graduação e pós-graduação a distância em parceria com universidades estaduais e federais

O Governo de Minas investe cada vez mais na formação e qualificação profissional da população mineira. Neste sábado (29), o secretário de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Narcio Rodrigues, inaugura a unidade da Universidade Aberta e Integrada de Minas Gerais (Uaitec) em Conceição das Alagoas, no Triângulo Mineiro. A estrutura vai permitir aos moradores do município o acesso gratuito a Educação a Distância - EaD, ofertando curso de formação profissional e de graduação tecnológica.

O Uaitec é um programa gratuito do Governo de Minas, desenvolvido pela Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, que está sendo implantado em todas as regiões do Estado. Atualmente estão sendo oferecidos para a população cursos de idiomas (português e espanhol); Tecnologia da Informação (vocepontocom, profissionalemtipontocom e professorpontocom); os MOOCs - Cursos abertos online e o inédito MBA em Engenharia e Inovação.

Em agosto serão ofertados seis cursos de graduação tecnológica, cuja duração será de três anos. O edital do vestibular está sendo elaborado pela Subsecretaria de Ensino Superior. Os cursos atenderão a três eixos temáticos: Sustentabilidade (Superior de Tecnologia em Agroecologia e Tecnologia em Gestão Ambiental); Gestão (Gestão Pública e Gestão de Saúde Pública) e Tecnologia da Informação (Tecnologia em Sistema para Internet e Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de sistemas).

Homenageado

Em cada uma das unidades, a rede Uaitec possui um espaço cultural, com o objetivo de homenagear uma personalidade do município ligada à educação, cultura ou produção do conhecimento. Em Conceição das Alagoas, o homenageado será João Batista Siqueira, bandeirante que liderou, naquele local, uma comitiva que buscava jazidas de ouro e pedras preciosas. A partir daí, ele iniciava a sua fixação na região com a implantação da Fazenda Alagoas e o povoamento da localidade. Após quarenta anos de trabalho, o bandeirante José de Souza Lima, amigo e sócio de Siqueira na fazenda, encontrou um valioso diamante nas proximidades de uma cachoeira do Rio Uberaba, iniciando um fenômeno migratório para o povoado. O primeiro nome do município foi garimpo das Alagoas. Desde então os nascidos em Conceição das alagoas foram carinhosamente apelidados de “garimpenses”.

Serviço:

Inauguração Uaitec de Conceição das Alagoas