15h58min - 25 de Março de 2014 Atualizado em 15h59min

Governo de Minas inaugura unidade da Uaitec em Vespasiano, na RMBH

Unidade inaugurada pela Secretaria de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior vai oferecer qualificação e formação profissional ao cidadão gratuitamente

Divulgação/Sectes
Solenidade de inauguração da unidade em Vespasiano foi realizada nesta segunda-feira

Programa do Governo de Minas, coordenado pela Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Sectes), que oferece cursos de idioma, graduação e pós-graduação a distância, passou a contar com mais uma unidade nesta segunda-feira (24/03). A unidade do programa Universidade Aberta e Integrada de Minas Gerais (Uaitec) de Vespasiano, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, inaugurada pelo secretário da Sectes, Narcio Rodrigues, vai oferecer qualificação e formação profissional gratuita ao cidadão.

Narcio Rodrigues fez o lançamento dos novos conteúdos didáticos dos cursos que serão ministrados pelo programa, apresentou as funcionalidades da unidade e os cursos que já são oferecidos. Ele também anunciou os cursos de graduação tecnológica que serão ofertados a partir de agosto. Os cursos atenderão a três eixos temáticos: Sustentabilidade (Superior de Tecnologia em Agroecologia e Tecnologia em Gestão Ambiental); Gestão (Gestão Pública e Gestão de Saúde Pública) e Tecnologia de Informação (Tecnologia em Sistema para Internet e Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de sistemas), com duração de três anos.

Espaço Cultural

O homenageado do Espaço Cultural da unidade foi o ex-jogador de futebol, Éder Aleixo. O ex-atleta, reconhecido internacionalmente, nasceu em Vespasiano, colecionou títulos, prêmios e homenagens. Começou a carreira no América Mineiro, passou pelo Grêmio, Cruzeiro e viveu a sua melhor fase no Atlético Mineiro, clube que lhe rendeu convocações para a Seleção Brasileira. Hoje, ele é empresário e comentarista esportivo, mas continua sendo um ícone do futebol.

O secretário Narcio Rodrigues destacou a importância de se homenagear Éder Aleixo, que além de ter levado o nome de Vespasiano ao mundo, se faz tão presente na construção da cidadania dos vespasianenses. “Éder esteve neste mesmo local quando fizemos a inauguração do até então Centro Vocacional Tecnológico (CVT), que tanto contribuiu para o município. E agora ele se faz presente em mais um momento importante para avançarmos na promoção e na democratização da educação a distância”, comenta.

A solenidade de inauguração também contou com a presença do secretário-adjunto da Sectes, Vicente Gamarano; do vice-prefeito de Vespasiano, Baltazar Ruas de Oliveira; da secretária municipal de Educação de Vespasiano, Elizabeth Viana; do coordenador do Uaitec, Élvio Pereira; entre outras autoridades municipais.