Trabalho e Emprego | Trabalho / Social

12h24min - 14 de Novembro de 2013 Atualizado em 12h26min

Governo de Minas inaugura Unidade de Atendimento ao Trabalhador de Caeté

Já na primeira tarde de funcionamento, foram cinco requerimentos do seguro-desemprego e um encaminhamento de trabalhador para vaga de emprego

A Secretaria de Estado de Estado de Trabalho e Emprego (Sete) inaugurou nessa quarta-feira (13), em Caeté, na região Central do Estado, a Unidade de Atendimento ao Trabalhador do município.  A unidade funciona na Avenida Padre Vicente Cornélio Borges, 390, no bairro José Brandão. Com a unidade de Caeté, Minas Gerais soma 104 Unidades de Atendimento ao Trabalhador e 27 Unidades de Atendimento Integrado, coordenadas pelo Governo de Minas, presentes em todas as regiões do Estado.

Parceria entre a Sete e a Prefeitura Municipal de Caeté, e estruturada com recursos do Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT), do Ministério do Trabalho e Emprego, a unidade vai prestar serviços do Sistema Nacional de Emprego (Sine), como a intermediação de mão de obra e postagem do seguro-desemprego, além da inscrição dos trabalhadores para programas de qualificação profissional e a emissão da Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS).

Os empregadores interessados em contratar trabalhadores qualificados e que se encaixem no perfil da sua empresa também devem procurar a Unidade de Atendimento ao Trabalhador para cadastrarem suas vagas gratuitamente. Já na primeira tarde de funcionamento, foram feitos cinco requerimentos do seguro-desemprego e um encaminhamento de trabalhador para vaga de emprego.

Para o secretário Zé Silva, as Unidades de Atendimento ao Trabalhador são a porta de entrada para muitas políticas públicas, num momento em que o trabalhador está mais fragilizado, necessitando de um emprego, de uma atividade para gerar renda e garantir o sustento das suas famílias. “Minas tem umas das menores taxas de desemprego do país, justamente porque nós investimos no trabalho, no emprego, na geração de renda e, sobretudo, na qualidade de vida das pessoas. E são as Unidades de Atendimento ao Trabalhador os espaços para a efetivação dessas conquistas”, afirmou.

O chefe da Seção de Política de Trabalho, Emprego e Renda do Ministério do Trabalho e Emprego em Minas Gerais, Ernesto Faioli Nogueira, considera a inauguração da Unidade de Atendimento ao Trabalhador em Caeté um marco histórico para o município.  “Não é só uma unidade que está chegando, são mais empregos para os trabalhadores, mais qualificação profissional, mais agilidade no processo. Essa é uma grande parceria entre os governos municipal, estadual e federal”, destacou.

O prefeito de Caeté, Zezé Oliveira, comemorou a conquista. “Com a implantação desta unidade em Caeté, estamos nos colocando numa posição estratégica e importante, devolvendo dignidade aos nossos cidadãos. Agora não será mais preciso ir a Sabará ou Belo Horizonte para tirar a Carteira de Trabalho e, sobretudo, as vagas de emprego dos caeteenses estão garantidas, pois antes estavam sendo ocupadas por trabalhadores de outros municípios, já que os daqui não tinham acesso a essas vagas por meio da Unidade de Atendimento ao Trabalhador”, concluiu.

Critérios

Para que o município possa receber uma Unidade de Atendimento ao Trabalhador, é preciso seguir alguns critérios estabelecidos pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), como ter uma População Economicamente Ativa (PEA) acima de 10 mil habitantes. A demanda é levada ao Conselho Estadual do Trabalho, Emprego e Geração de Renda (Ceter) e, se aprovada, é encaminhada ao MTE.