17h36min - 10 de Julho de 2015 Atualizado em 17h38min

Governo de Minas inicia a segunda etapa dos Fóruns Regionais

Montes Claros será a primeira cidade a sediar a segunda rodada de discussões. Cidadãos devem participar na elaboração do diagnóstico territorial

Manoel Marques/Imprensa MG
Participação popular nos fóruns regionais

Começa em Montes Claros neste sábado (11/7) a segunda etapa dos Fóruns Regionais do Governo do Estado. O objetivo desta etapa é apontar os problemas e as necessidades da região por meio do Diagnóstico Territorial. A população, juntamente com movimentos sociais, igrejas, sindicatos e empresários vão decidir o que realmente é importante para sua própria região. A primeira etapa foi iniciada em todo estado no mês de junho.

Para facilitar a identificação das demandas, será preenchido o Formulário de Diagnóstico Territorial, que está dividido em 5 tópicos: Desenvolvimento Produtivo Científico e Tecnológico, Infraestrutura e Logística, Saúde e Proteção Social, Segurança Pública e Educação e Cultura.

O participante que já tiver recebido o formulário na primeira etapa do fórum poderá entregá-lo na segunda etapa. O prazo para que os interessados enviem suas sugestões é até a data da segunda etapa em sua região.

A Ouvidoria Geral do Estado de Minas Gerais (OGE) também participará nesta segunda etapa instalando ouvidorias móveis que vão recolher críticas, elogios, sugestões e reclamações a respeito dos serviços públicos oferecidos para a população.

Já foram instaladas a primeira etapa dos Fóruns Regionais nos Territórios Mucuri (Teófilo Otoni), Território Médio e Baixo Jequitinhonha (Araçuaí), Vale do Aço (Ipatinga) e Sudoeste (Passos).

Próximos passos

O próximo passo do programa Fóruns Regionais é finalizar os diagnósticos territoriais que vão ajudar a construir os dois planos essenciais para o futuro de Minas Gerais: o Plano Plurianual de Ação Governamental (PPAG) -  planejamento de médio prazo da atuação do governo onde são definidas ações para os próximos quatro anos -  e o Plano Mineiro de Desenvolvimento integrado (PMDI), que consolida grandes escolhas que orientarão a construção das atuações a longo prazo.

Saiba mais sobre os Fóruns Regionais

O programa é um novo modelo de gestão no Estado, criado para ser um espaço de escuta da sociedade para buscar soluções específicas para os diferentes territórios de Minas Gerais. Para isso, o estado foi dividido em 17 Territórios de Desenvolvimento que sediarão os Fóruns Regionais. Neste primeiro ano, têm como objetivo o levantamento de prioridades de cada território. A partir de 2016, se tornam um canal de diálogo constante com a sociedade civil. As Secretarias de Estado de Governo (Segov), Planejamento e Gestão (Seplag) e Direitos Humanos, Participação Social e Cidadania (Sedpac) fazem a coordenação do projeto.

Discussão permanente

A proposta dos Fóruns consiste em convidar a população a participar, periodicamente, de reuniões, debates, assembleias, grupos de trabalho, dentre outros instrumentos. Estas participações vão garantir espaços democráticos com o objetivo de subsidiar o planejamento e as ações de governo para a promoção do desenvolvimento econômico e social.

Neste primeiro momento as demandas da população são levantadas e discutidas de forma a se realizar um diagnóstico daquela região, que será a base para a elaboração do PPAG e PMDI. Após o cumprimento desse primeiro compromisso, os Fóruns permanecem ativos como espaço de diálogo permanente com a sociedade. O acompanhamento técnico de todas as etapas ficará sob a coordenação do Colegiado Executivo, composto por representantes de órgãos do governo e, em maior número, da sociedade civil. Este colegiado será responsável pelo acompanhamento e encaminhamento das demandas levantas nos fóruns.