Minas por Região
Infraestrutura

09h38min - 22 de Agosto de 2015 Atualizado em 09h52min

Governo de Minas inicia obra de ampliação da barragem de Mato Verde

Cerca de 20 mil pessoas dos municípios de Mato Verde, Catuti e da localidade de São João do Bonito serão beneficiadas

Divulgação/Copasa
Máquinas já trabalham na ampliação da barragem, obra esperada há anos na região
Máquinas já trabalham na ampliação da barragem, obra esperada há anos na região
Autorizada pelo governador de Minas Gerais, Fernando Pimentel, a obra de ampliação da barragem do rio Viamão, em Mato Verde, no Norte de Minas, começou a ser executada neste mês pela Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa).
 
Com investimento de R$ 48 milhões e prazo de conclusão de 18 meses, a estimativa é que a obra beneficie cerca de 20 mil pessoas dos municípios de Mato Verde, Catuti e da localidade de São João do Bonito. 
 
O projeto prevê a elevação da altura da barragem dos atuais 12 metros para 35 metros, o que permitirá acumular mais água durante o período chuvoso, garantindo o abastecimento da população na seca. 
 
Segundo a Copasa, o volume total de chuva na região em 2013 foi de 733 mm. Em 2014, a precipitação foi de 382 mm. Neste ano, o índice parcial de chuvas é de apenas 198 mm.
 
'Fundamental'
 
 
“A elevação da barragem do rio Viamão é de fundamental importância para recuperar a condição hídrica da região”, ressalta Guedes.
 
O diretor de Operação Norte da Copasa, Gilson de Carvalho Queiroz Filho, destaca que as dificuldades em relação às condições climáticas reforçam a importância da ampliação. 
 
"É uma obra muito esperada pela região, muitos obstáculos tiveram de ser vencidos nesse curto período do Governo que se inicia, e será  uma forma consistente de garantir o abastecimento mesmo em períodos de estiagem longa”, diz Queiroz Filho.
 
A obra de complementação da barragem é uma parceria dos governos federal e estadual, por meio dos programas de Aceleração do Crescimento – PAC Prevenção/Seca, e do Água para Todos.        

SEGOV - Secretaria de Estado de Governo de Minas Gerais

Desenvolvido por marcosloureiro.com

Cidade Administrativa Presidente Tancredo Neves

Rodovia Prefeito Américo Gianetti, 4001
Edifício Gerais, 1º andar
Bairro Serra Verde - BH / MG
CEP: 31630-901
Tel.: +55 31 3915-0262

Telefones de Contato