16h34min - 13 de Maio de 2013 Atualizado em 08h30min - 30 de Junho de 2013

Governo de Minas inicia obra no Terminal Metropolitano de Vespasiano

Divulgação/Setop MG
As obras no Terminal Metropolitano de Ibirité tiveram início no mês de março

Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Transportes e Obras Públicas (Setop) e do Departamento de Obras Públicas do Estado de Minas Gerais (Deop-MG), autorizou, nesta segunda-feira (13), o início das obras do Terminal Metropolitano Morro Alto, localizado em Vespasiano, a 27 quilômetros do Centro de Belo Horizonte. Com investimentos de R$ 21,5 milhões, a obra faz parte do Sistema Metropolitano de Transportes da RMBH e tem previsão de conclusão para o segundo semestre de 2014.

Esse é o terceiro terminal a ter obras iniciadas. Os terminais de Sarzedo e Ibirité estão com as obras em andamento desde o início de março. Nos três terminais, asintervenções consistem na construção de plataforma de embarque e desembarque, um prédio de apoio com salas para operadores, manutenção, administração, tesouraria, postos médico e policial, bilheteria, sanitários públicos e, ainda, um bicicletário anexo.

OTerminal Metropolitano Morro Alto deverá receber, em média, cerca de 50 mil passageiros por dia. Segundo osecretário-adjunto de Transportes e Obras Públicas, Fabrício Sampaio, os terminais vão contribuir para a racionalização das viagens, com impacto positivo no trânsito de Belo Horizonte. “Os locais foram definidos tendo em vista reduções de percursos, tempo de viagem, número de veículos em circulação no centro da capital e minimização dos custos de obra e do impacto em áreas residenciais", explica.

Próximos terminais

Ao todo, serão construídos dez terminais e três serão reformados. Desses, sete farão a integração com o sistema BRT: Vilarinho, São Gabriel, Morro Alto, São Benedito, Justinópolis e Bernardo Monteiro (região hospitalar), além da atual rodoviária.

O terminal de Vilarinho, que será reformado, está com o processo licitatório de obra em andamento e as intervenções deverão ser iniciadas no mês de julho. O terminal São Gabriel, que também será reformado, terá a abertura da licitação da obra no próximo dia 5 de junho. O edital já está disponível no site do Deop.

Para a construção do Terminal São Benedito, é necessária a construção de dois campos de futebol, uma vez que o terreno cedido pela Prefeitura de Santa Luzia é atualmente ocupado por duas agremiações futebolísticas. Os campos já foram licitados e também tiveram seu início autorizado nesta segunda-feira.

Os avisos de licitação das obras dos outros terminais metropolitanos deverão ser publicados ainda neste ano.

Programa Terminais Metropolitanos

A construção e implantação dos terminais foram anunciadas com investimentos de R$ 187 milhões feitos pelo Governo de Minas e fazem parte do Sistema Metropolitano de Transportes, que consiste em um sistema formado por linhas troncais e alimentadoras, integradas fisicamente por meio de terminais de integração e estações de transferência, e tarifariamente, por meio de bilhetagem eletrônica.

O Sistema Metropolitano de Transporte Coletivo possui 3 mil veículos e 740 linhas, que percorrem 643 mil quilômetros de itinerários e transportam 823 mil passageiros, diariamente.

Localização dos Terminais Metropolitanos

- Contagem (3 terminais): Vargem das Flores (bairro Darcy Ribeiro), Cidade Industrial e Ressaca (bairro São Joaquim).

- Vespasiano (1 terminal): bairro Morro Alto.

- Santa Luzia (1 terminal): bairro São Benedito.

- Ribeirão das Neves (2 terminais): Justinópolis e bairro Jardim Colonial.

- Ibirité (1 terminal): rua Francisco de Assis.

- Sarzedo (1 terminal): bairro Santa Rosa de Lima.

- Belo Horizonte (3 reformas de terminais e 1 construção): Vilarinho, São Gabriel e a atual rodoviária (que se transformará em um terminal central de BRT Metropolitano) e a construção do Terminal Bernardo Monteiro, na Região Hospitalar, entre as avenidas dos Andradas e Francisco Sales.