Palavra do Governador

06h00min - 07 de Novembro de 2013 Atualizado em 11h22min - 21 de Abril de 2014

Governo de Minas investe na regionalização e no trabalho integrado das ações de saúde no Estado

Palavra do Governador desta semana destaca investimentos que estão permitindo a ampliação da rede de urgência e emergência para todas as regiões mineiras

Quem vive um momento de aflição muito grande como um acidente grave ou um mal súbito sabe da importância da rapidez no atendimento médico. Depois de investir na melhoria dos equipamentos e na reforma de grandes hospitais no interior, o Governo de Minas tem realizado agora um trabalho fundamental de integração de redes em todo o Estado, para dar respostas rápidas nos casos de urgência e emergência.

A Rede de Urgência e Emergência mineira é composta por diversas unidades do Samu Regional, pela área de a Atenção Domiciliar, Sala de Estabilização, as Unidades de Pronto-Atendimento (UPAs) e os hospitais. E esta Rede está se expandindo paulatinamente, como explica o governador Antonio Anastasia no programa Palavra do Governador desta semana.

“O Estado de Minas Gerais é geograficamente muito grande. Então, desenvolvemos um atendimento localizado, descentralizado em todas as regiões mineiras. A primeira região a receber a rede foi a macrorregião Norte e, depois, o Jequitinhonha. No início de outubro, estive na Zona da Mata, em Juiz de Fora, liberando, só lá, mais de R$ 50 milhões para a macrorregião Sudeste. O objetivo é que todas as regiões mineiras tenham, de fato, essa rede”, afirma o governador.

O objetivo é que a população de uma região tenha acesso a um dos pontos de atenção da rede com o tempo máximo de uma hora, seja esse ponto de atenção fixo ou móvel. Baseada no Plano Diretor de Regionalização adotado pela Secretaria de Estado Saúde e na universalização do atendimento, a rede atua em todos os pontos de atenção do Sistema Único de Saúde (SUS): atenção primária, secundária e terciária, além das três condições agudas temáticas (trauma, infarto agudo do miocárdio e o acidente vascular cerebral).

Mas a Rede de Urgência e Emergência não funciona isoladamente. Além dela, explica o governador, uma série de outras ações continuam a ser implementadas para melhorar a saúde dos cidadãos em todo o Estado. “Nós temos, por exemplo, o ProHosp, um programa que investe no fortalecimento de hospitais do interior do Estado. Desde 2003, já investimos mais de R$ 1 bilhão nessa iniciativa”, lembra Anastasia

O governador destaca ainda que Minas Gerais tem o maior número de equipes de saúde da família do Brasil e que o Estado desenvolve o Farmácia de Minas, que já atua em 500 unidades distribuindo remédios gratuitamente. “Há, portanto, um trabalho muito integrado em diversas áreas”, conclui Anastasia.

O Palavra do Governador pode ser reproduzido por qualquer veículo de imprensa, sem ônus. O programa é disponibilizado todas as quintas-feiras nas modalidades texto, áudio e vídeo (em qualidade HD).

Veja aqui a Galeria de Fotos do Palavra do Governador.