Ciência e Tecnologia

16h35min - 19 de Fevereiro de 2014 Atualizado em 16h38min

Governo de Minas lança oficialmente a Edição 2014 do Prêmio de Pesquisa Básica

O vencedor receberá diploma e medalha, além de prêmio em dinheiro no valor de R$ 12 mil. Cerimônia será nesta quinta-feira, às 11h

O Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Sectes) e com apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig), lança nesta quinta-feira (20) o Prêmio de Pesquisa Básica “Marcos Luiz dos Mares Guia”. O objetivo é reconhecer o trabalho de pesquisadores mineiros que tenham se destacado na condução de estudos e pesquisas que contribuíram, de forma significativa, para o avanço da Ciência e que, preferencialmente, apresentam potencial para subsidiar o desenvolvimento tecnológico.

A cerimônia será realizada, às 11h, no auditório da reitoria da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). O prêmio é concedido anualmente – nos anos pares reconhece pesquisadores mineiros e, nos anos ímpares, instituições/empresas. Dessa forma, em 2014 será a vez da categoria Pesquisador. O vencedor receberá diploma e medalha, além de prêmio em dinheiro no valor de R$ 12 mil.

Desafio + Ciência

Durante a cerimônia também serão entregues os prêmios do “Desafio Verde” aos vencedores da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia 2013, em Minas. A Sectes, através do Programa de Popularização da Ciência e Tecnologia (Pop Ciência MG), vai certificar e homenagear as instituições que ocuparam os três primeiros lugares em relação ao número de atividades aprovadas pelo MCTI. Os homenageados serão: Museu Itinerante Ponto UFMG, como Instituição com maior número de atividades (740); o município de Monte Azul – Uaitec Monte Azul - cidade com maior número de atividades (382); e a Escola Estadual Joaquim Maurício de Azevedo - de Janaúba - escola pública com maior número de atividades (185).

Além dessas atividades, foram realizadas seis edições de um café científico virtual por videoconferência para mais de 82 polos da Universidade Aberta e Integrada de Minas Gerais (Uaitec), onde foram discutidas temáticas como plantas medicinais, museus de ciência e a relação entre futebol e linguagem. A SNTC aconteceu em outubro do ano passado e teve como tema Ciência, Saúde e Esporte. O objetivo do evento, que acontece anualmente, é mobilizar a população jovem em torno de temas e atividades de ciência e tecnologia, valorizando a criatividade e a inovação.