Fazenda

17h10min - 05 de Junho de 2013 Atualizado em 03h11min - 01 de Julho de 2013

Governo de Minas leva a cidadania fiscal para a sala de aula

Educadores capacitados poderão desenvolver atividades relacionadas à educação fiscal com os estudantes da SRE de Varginha

Educadores da Superintendência Regional de Ensino (SRE) de Varginha, no Sul de Minas, participam de uma capacitação fiscal até a próxima quinta-feira (06/06). Com o treinamento, oferecido a partir de uma parceria da Secretaria de Estado de Educação e da Secretaria de Estado de Fazenda, eles poderão desenvolver atividades relacionadas à educação fiscal com seus alunos.

A partir de oficinas e palestras, os professores conhecerão as diretrizes do Programa de Educação Fiscal Estadual (Proefe), desenvolvido pela Secretaria de Estado de Fazenda. Além de estudarem o Proefe, os cerca de 270 participantes também discutirão aspectos relacionados ao exercício da cidadania fiscal, como tributação, orçamento público, noções de administração pública, educação patrimonial, ética e cidadania.

Segundo a diretora da SRE, Águeda de Oliveira Saraiva, “os dois primeiros dias serão dedicados às palestras. No terceiro, serão realizadas as oficinas que darão origem ao documento do seminário, o livro de boas práticas que será base de consulta para os professores aplicarem a educação fiscal em sala”. A ideia é que, a partir do ano que vem, quando todas as escolas passam a integrar o Reinventando o Ensino Médio, o tema seja tratado de forma transversal pelos alunos.

Para a diretora da Escola Estadual Rubens Garcia, da cidade de Machado, Liliane Carvalho Pereira, é essencial levar o assunto para os educandos. “Levando a questão da ética e da cidadania, garantimos uma educação integral para a formação de um cidadão consciente”, afirma a educadora.

Já foram realizadas capacitações em Governador Valadares e Unaí. A próxima SRE a receber o treinamento será Pirapora, em julho. A expectativa é que, até 2016, educadores de todas as 47 regionais já tenham sido capacitados.

Educação fiscal

A iniciativa integra a vertente o programa Minas Legal, Cidadania Fiscal, que tem como objetivo unir governo e sociedade, numa ação em rede, na proteção das receitas públicas. A pretensão é contar com professores capacitados em educação fiscal em todas as cidades de Minas, desenvolver projetos e distribuir materiais pelas escolas e bibliotecas.

Conheça mais sobre o programa Minas Legal e o Proefe no endereço eletrônico: www.minaslegal.mg.gov.br.