Segurança / Defesa Social | Social | Trabalho / Social

19h15min - 13 de Março de 2012 Atualizado em 14h50min - 01 de Julho de 2013

Governo de Minas leva Projeto Se Cuida à Penitenciária Feminina Estevão Pinto

O objetivo do projeto é auxiliar as detentas no processo de reinserção social, por meio de cursos, palestras e atividades culturais

Bernardo Carneiro
Cerca de 250 detentas participaram das atividades do Se Cuida

As detentas da Penitenciária Feminina Estevão Pinto, em Belo Horizonte, tiveram uma tarde diferente nesta terça-feira (13), quando foram realizadas as atividades do Projeto Se Cuida, da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Sedese). Com apoio da Secretaria de Estado de Defesa Social (Seds), o objetivo do projeto é auxiliar as detentas no processo de reinserção social, por meio de cursos, palestras e atividades culturais.

Cerca de 250 detentas receberam kits de higiene pessoal doados pela Sedese e entregues para representantes de cada alojamento. Elas também assistiram a uma apresentação do artista Thiago Comédia e a um desfile de cortes e penteados de cabelos produzidos por detentas. “O evento de hoje marca ainda as comemorações em homenagem ao Dia Internacional da Mulher e celebra mais uma das atividades realizadas em parceria com a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social”, explica o subsecretário de Administração Prisional (Suapi), Murilo Andrade de Oliveira. A primeira atividade do projeto foi realizada no dia 8 de março, na ala feminina do Presídio de São Joaquim de Bicas, na Região Metropolitana de BH.

“O projeto tem um sentido muito amplo, pois vai além da qualificação profissional. Nossa intenção é incentivar e preparar as mulheres nos cuidados  do corpo e do espírito para que possam ter condições de ingressarem no mercado de trabalho e retomarem suas vidas em família”, enfatiza a coordenadora especial de Políticas Públicas para Mulheres, da Sedese, Eliana Piola. Dentro das linhas do projeto foi estabelecida uma parceria com a ONG Meninas de Dora, criada pela proprietária de um salão de beleza que capacita mulheres para os diversos tipos de trabalho voltados para a beleza da mulher, como corte de cabelos, hidratação, pintura, maquiagem e tratamento de unhas.

Necessidades do mercado

Dezoito detentas do Complexo Penitenciário Estevão Pinto, com idades entre 22 e 35 anos, apresentaram os resultados do aprendizado do curso de beleza em um desfile com a caracterização de roupas sintonizadas com os cortes afro, moicano, penteado japonês, tranças e outros.

A fundadora da ONG, Dora Alves, ensina a profissão de cabeleireira há aproximadamente 40 anos e incentiva as detentas a aprenderem uma atividade rentável, e ainda ajuda no processo de autoestima de suas alunas. “Vocês fazem muito mais falta lá fora do que podem imaginar. E com apenas um pente e uma tesoura nas mãos são capazes de fazer uma revolução nas suas vidas”, destacou.

A pedagoga da unidade prisional feminina, Delma Silva, destaca o quanto as detentas estão empolgadas com a possibilidade de geração de renda. “Elas acreditam muito e demonstram bastante interesse. O curso não é voltado apenas para as técnicas, mas propicia também momento de reflexão e incentivo”.