18h30min - 14 de Março de 2014 Atualizado em 18h32min

Governo de Minas leva qualificação profissional para o Vale do Aço

Nova unidade da Universidade Aberta e Integrada de Minas Gerais (Uaitec) será inaugurada em Ipatinga, neste sábado

O Governo de Minas investe na qualificação e formação profissional da população do Vale do Aço. Neste sábado (15/03), às 10h, o secretário de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Narcio Rodrigues, inaugura a unidade Ipatinga da Universidade Aberta e Integrada de Minas Gerais (Uaitec). A  estrutura vai permitir aos moradores do município  o acesso gratuito a Educação a Distância (EaD), ofertando curso de formação profissional e de graduação tecnológica.

Nesta sexta-feira (14/03), o secretário inaugurou as unidades de Ribeirão das Neves e de Brumadinho, ambas na região metropolitana de Belo Horizonte. Na próxima semana será a vez de Itabira, Sabará, Lagoa Santa e Nova Lima.

O Uaitec é uma  programa gratuito, do Governo de Minas, que está sendo implantado em todas as regiões do Estado. Atualmente estão sendo oferecidos para a população cursos de idiomas (inglês, francês, português e espanhol), Tecnologia da Informação (vocepontocom, profissionalemtipontocom e professorpontocom); os MOOCs - cursos abertos online e o inédito MBA em  Engenharia e Inovação.

Em agosto, informou o secretário Narcio Rodrigues, serão ofertados seis cursos de graduação tecnológica que serão feitos em três anos. O edital do vestibular para estes cursos de graduação estão sendo elaborados pela subsecretaria de Ensino Superior. Eles atenderão a três eixos temáticos: Sustentabilidade (Superior de Tecnologia em Agroecologia e Tecnologia em Gestão Ambiental); Gestão (Gestão Pública e Gestão de Saúde Pública) e Tecnologia de Informação (Tecnologia em Sistema para Internet e Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de sistemas).