Ciência e Tecnologia

15h53min - 08 de Outubro de 2013 Atualizado em 15h54min

Governo de Minas oferece cursos gratuitos de capacitação em tecnologia da informação

Rede Uaitec, programa desenvolvido pela Secretaria de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, está ofertando 6.250 vagas em 47 municípios mineiros

A Rede Uaitec – Universidade Aberta e Integrada de Minas Gerais, programa do Governo de Minas desenvolvido pela Secretaria de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, está ofertando, gratuitamente, 6.250 vagas para cursos de formação em Tecnologia de Informação para 47 municípios mineiros. As inscrições para os cursos denominados “Vocepontocom” e “ProfissionalemTIpontocom” somente poderão ser feitas pelo site www.uaitec.mg.gov.br. Posteriormente, o aluno irá validá-la junto a um dos pontos Uaitec existente em cada município relacionado. Os dois cursos integram o programa MGTI 2022.

O profissional em TI vai preparar e capacitar para o mercado de trabalho interessados nas linguagens de programação em Java, Cobol e Dot Net em cursos de 120 horas/aulas. Pela crescente demanda por esta mão de obra especializada, o ingresso no mercado de trabalho é quase que imediato. Um dos requisitos deste curso é que os alunos, antes de iniciá-lo, tenham acesso à formação em algoritmos e outras ferramentas necessárias para o desenvolvimento de cada programa. Este curso oferece 3.750 vagas e pode ser feito durante dois dias da semana. É pré-requisito que o interessado esteja cursando o último ano do ensino médio ou técnico.

Já o “Vocepontocom” é um curso que assegura a habilitação do aluno interessado em contatos a ferramentas disponíveis na internet. Trata-se de um curso de inclusão digital com um cardápio de matérias. Ele será feito em módulos específicos e prevê formação na construção de História em quadrinhos (como criar e como usar); criação de blogger, oficina de apresentações (power-point,prezi e outros aplicativos); produção de livros digitais; uso de tecnologias móveis para suporte da educação, uso de Excel, compartilhamentos de documentos; além do aplicativo Moodle, uma plataforma de aprendizagem utilizada na divulgação de conhecimento. São cursos de 60 horas – o módulo com 12 oficinas – e serão aplicados diariamente em dois horários – 15h às 16h50 e 20h às 20h50, em dois dias da semana (terças e quintas).  Duas mil e quinhentas vagas estão reservadas para este curso.

Polos Uaitec

Os municípios com sedes de unidades da Uaitec e que estarão validando as inscrições são as seguintes: Andradas, Boa Esperança, Bocaiuva, Brasília de Minas, Brumadinho, Caeté, Campestre, Campina Verde, Capelinha, Carmo do Rio Claro, Divinópolis, Formiga, Frutal, Itabira, Itaguara, Itajubá, Itanhandú, Ituiutaba, Jaíba, Janaúba, Jequitinhonha, Lavras, Leopoldina, Mariana, Monte Azul, Monte Carmelo, Monte Santo de Minas, Nanuque, Nova Serrana, Papagaios, Paracatú, Passos, Pedra Azul, Pitangui, Ponte Nova, Porteirinha, Pouso Alegre, Ribeirão das Neves, Rio Paranaíba, Rio Pardo de Minas, São Sebastião do Paraíso, Sabará, Santa Vitória, Santa Rita do Sapucaí, Taiobeiras, Uberaba e Várzea da Palma.

O Uaitec é um projeto do Governo de Minas Gerais, desenvolvido pela Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Sectes), cujo objetivo é ampliar as possibilidades de qualificação profissional do cidadão mineiro, através do ensino a distância. Em 2014 ela estará ofertando cursos de graduação e de tecnólogos. A grade dos cursos está sendo produzida por técnicos da Sectes.