09h12min - 03 de Junho de 2014 Atualizado em 11h08min

Governo de Minas participa da 33ª Exposição Agropecuária Regional de Janaúba

Abertura do evento contou com a presença do secretário da Sedinor, Raimundo Benoni. Estande da Secretaria mostra as ações no Norte e Nordeste do Estado

Divulgação/Sedinor
Artesanato do Vale do Jequitinhonha é um dos destaques no estande do Sistema Sedinor/Idene

O Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Desenvolvimento e Integração do Norte e Nordeste de Minas Gerais (Sedinor), participa, até o próximo domingo (08/06), da 33ª ExpoJanaúba, no Parque de Exposições Waldir Nunes da Silva. No evento, a Secretaria atua em um estande, que mostra os principais programas e ações institucionais de estímulo e apoio à população dos 258 municípios sob abrangência da Pasta, além de reunir peças de artesanato do Vale do Jequitinhonha.

Na última sexta-feira (30/05), a solenidade de abertura da feira agropecuária, que tem grande repercussão econômica regional e, neste ano, apresenta 140 estandes, contou também com as presenças do secretário de Estado de Trabalho e Desenvolvimento Social, Eduardo Bernis, e do diretor-geral do Instituto de Desenvolvimento do Norte e Nordeste de Minas Gerais (Idene), Samir Carvalho Moysés.

Desenvolvimento sustentável

No seu pronunciamento, como representante do Governo do Estado na solenidade, o secretário da Sedinor, Raimundo Benoni, apontou as principais iniciativas implementadas por meio do Sistema Sedinor/Idene, focalizadas no desenvolvimento sustentável e na redução das desigualdades da região.

“O Programa Água para Todos é exemplo claro dessa estratégia, pois sua meta é a universalização do acesso à água para consumo humano e produção de alimentos, especialmente pela agricultura familiar. Entre as intervenções destacam-se cisternas de polietileno, cisternas de placas para consumo e produção, barreiros, pequenas barragens e sistemas simplificados de abastecimento. Nosso objetivo é atingir indicadores de qualidade de vida superiores à média nacional”, disse ele.

Geração de renda

O secretário Raimundo Benoni assinalou ainda o reforço da infraestrutura hídrica como fator de estímulo à ampliação das cadeias produtivas, sendo que outros programas da Sedinor funcionam de modo integrado para promover a geração de renda: “O Leite pela Vida, o Artesanato em Movimento, o Travessia Nota 10 e o Projeto de Combate à Pobreza Rural – PCPR atuam também nessa perspectiva. São também fundamentais ações que envolvem sinergia para intervenções articuladas com outras secretarias e outros órgãos estaduais, como Setop, SEE, SES, Sedru e Sedese, além da iniciativa privada”, explicou ele.

Lembrou também “a permanente atenção do Governo Estadual em relação a todas as necessidades e dificuldades dos produtores rurais, principalmente por causa da seca intensa que atinge a região”.