Minas por Região
Ciência e Tecnologia

16h12min - 20 de Fevereiro de 2014 Atualizado em 16h14min

Governo de Minas premia destaques da Semana de Ciência e Tecnologia

Durante a solenidade de premiação, Estado lançou o edital da edição de 2014 do Prêmio de Pesquisa Básica Marcos Luiz dos Mares Guia

Divulgação/Sectes
Escola Estadual Joaquim Maurício de Azevedo foi premiada na categoria “Escola Top PopCiência”
Escola Estadual Joaquim Maurício de Azevedo foi premiada na categoria “Escola Top PopCiência”

Impulsionar ações de ciência, tecnologia e inovação. Esse foi o destaque dado pelo secretário-adjunto de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Evaldo Ferreira Vilela, ao falar da importância de se premiar iniciativas de pesquisa e promoção da ciência como instrumento para o desenvolvimento social e econômico de uma Nação. Nesta quinta-feira (20), Vilela participou do lançamento do edital do Prêmio de Pesquisa Básica Marcos Luiz dos Mares Guia, edição 2014, e da entrega do Prêmio “Desafio + Ciência”, na reitoria da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). As premiações são iniciativas do Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Sectes).

Na primeira parte da solenidade foi realizada a entrega de certificados e homenagens aos participantes que se destacaram na edição mineira da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) de 2013, promoção do governo federal, por meio do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação. As categorias do prêmio foram Escola, Instituição e Município. No balanço geral das atividades, Minas Gerais foi o líder no ranking nacional na categoria Instituições e Municípios e conquistou o segundo lugar nacionalmente em número de atividades realizadas, com o total de 5.743. O estado do Amazonas ficou em primeiro lugar.

A vencedora na categoria “Escola Top PopCiência” foi a  Escola Estadual Joaquim Maurício de Azevedo, do município de Janaúba, no Norte de Minas, que promoveu um total de 185 atividades. Na categoria “Instituição Top PopCiência”, a iniciativa vitoriosa  foi a do Museu Itinerante Ponto UFMG e do Centro Pedagógico da UFMG, que promoveram um total de 740 atividades.

A cidade de Monte Azul, também localizada no Norte de Minas, recebeu o prêmio na categoria “Município Top PopCiência”, distinção conquistada em função das atividades desenvolvidas pela unidade da Universidade Aberta e Integrada de Minas Gerais, outra programa do Governo de Minas, desenvolvido por meio da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior. No município foram promovidas um total de 382 atividades. 

Prêmio de Pesquisa Básica

Após a premiação, foi assinado o edital do Prêmio de Pesquisa Básica Marcos Luiz dos Mares Guia, que tem, também, o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig). A iniciativa reconhece o trabalho de pesquisadores mineiros que se destacaram na realização de experimentos, estudos e pesquisas. O prêmio é concedido anualmente – nos anos pares reconhece pesquisadores mineiros e, nos anos ímpares, instituições/empresas. Em 2014 será a vez da categoria Pesquisador. O vencedor receberá diploma e medalha, além de prêmio em dinheiro no valor de R$ 12 mil. As inscrições podem ser feitas entre os dias 7 de abril e 18 de junho de 2014.

O secretário-adjunto Evaldo Vilela falou da importância deste prêmio para transformar o conhecimento acadêmico em produtos, serviços e processos em beneficio da sociedade. “Esse Prêmio foi criado para fazer com que conhecimento alcance o mercado em benefício das pessoas e reconhecer o esforço de instituições e pesquisadores que trabalham para transformar de alguma forma o mundo que vivemos”, informou.  

O reitor da UFMG, Clélio Campolina Diniz, por sua vez,  reconheceu os esforços do Governo de Minas em disseminar a ciência e a tecnologia para o desenvolvimento social do Estado. Ele destacou também o papel exercido pela Universidade que transforma o conhecimento em soluções para os problemas sociais e econômicos do Estado.

Para finalizar o evento, foi proferida a palestra “O compromisso histórico do Instituto de Ciências Biológicas (ICB)” da UFMG, pelo professor Tomaz Aroldo da Mota, diretor do Instituto. O ICB foi a instituição agraciada com o Prêmio em 2013, pela excelência em pesquisa básica. A unidade realiza estudos que abordam desde testes pré-clínicos de drogas e fármacos até a preservação da biodiversidade do país, abrangendo flora e fauna.

SEGOV - Secretaria de Estado de Governo de Minas Gerais

Desenvolvido por marcosloureiro.com

Cidade Administrativa Presidente Tancredo Neves

Rodovia Prefeito Américo Gianetti, 4001
Edifício Gerais, 1º andar
Bairro Serra Verde - BH / MG
CEP: 31630-901
Tel.: +55 31 3915-0262

Telefones de Contato