Social | Trabalho / Social

16h34min - 07 de Junho de 2013 Atualizado em 14h46min - 01 de Julho de 2013

Governo de Minas promove casamento comunitário em Belo Horizonte

Ação pretende beneficiar moradores dos aglomerados que não têm condições de formalizar o matrimônio

Divulgação/Sedese
Willer Geraldo Coimbra e Patrícia Cristina Rodrigues formalizaram a união por meio da ação

Cerca de 60 casais da região do Barreiro, em Belo Horizonte, devem se casar até julho deste ano, por meio de casamento comunitário promovido pela Assessoria para Assuntos de Vilas e Favelas da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Sedese), em parceria com o cartório do Barreiro - rua José Brandão nº 86. A ação teve início nesta sexta-feira (7) e pretende beneficiar moradores dos aglomerados que não têm condições de formalizar o matrimônio.

De acordo com o responsável pela Assessoria para Assuntos de Vilas e Favelas, Cris do Morro, a iniciativa busca realizar o sonho do casamento dos moradores de Vilas e Favelas. “Como a região do Barreiro tem aproximadamente 400 mil habitantes, optamos por começar por aquele local, mas a expectativa é ampliar a ação a outros lugares da região metropolitana de Belo Horizonte, mediante futuras parcerias com outros cartórios”, explicou.

Patrícia Cristina Rodrigues, 42 anos, e Willer Geraldo Coimbra, 40 anos, que formalizaram a união por meio da ação, disseram que há dois anos, quando foram morar juntos, já tinham a intenção de se casar, mas, devido a outras prioridades financeiras, acabaram deixando o sonho para um segundo plano. “Sai muito caro se casar hoje. Então, quando ficamos sabendo desse casamento comunitário, por meio de uma amiga, procuramos saber como funcionava, providenciamos a documentação e nos casamos. Estamos muito felizes”, descreveu.

No segundo semestre deste ano, está prevista a realização da cerimônia ecumênica de todos os casais.

Para formalizar a união, é necessário que as pessoas estejam com toda a documentação burocrática, sem nenhum tipo de impedimento.