Minas por Região
Cultura

10h29min - 27 de Novembro de 2012 Atualizado em 16h26min - 30 de Junho de 2013

Governo de Minas publica edital de concurso para corpos artísticos da Fundação Clóvis Salgado

Ao todo, são oferecidas 86 vagas para a recomposição dos quadros de servidores da Orquestra Sinfônica de Minas Gerais e do Coral Lírico de Minas Gerais

Paulo Lacerda
Orquestra Sinfônica de Minas Gerais (OSMG) integra corpo artístico da Fundação Clóvis Salgado
Orquestra Sinfônica de Minas Gerais (OSMG) integra corpo artístico da Fundação Clóvis Salgado

O Governo de Minas Gerais publicou, nesta terça-feira (27), edital para realização de concurso público da Fundação Clóvis Salgado. A iniciativa busca o provimento de cargos das carreiras de músico instrumentista (34 vagas) para a Orquestra Sinfônica de Minas Gerais (OSMG), músico cantor (43 vagas), para o Coral Lírico de Minas Gerais (CLMG), técnico de gestão artística (5 vagas), analista de gestão artística (2 vagas) e professor de arte (2 vagas).

O período de inscrições será de 26 de dezembro de 2012 a 24 de janeiro de 2013, com previsão de início de realização das provas no dia 17 de fevereiro. A primeira etapa consistirá de provas objetivas e a segunda etapa é composta de provas práticas que serão aplicadas somente para os candidatos aos cargos de músico instrumentista, músico cantor e professor de arte.

As regras e outras informações do processo seletivo estão contidas no edital publicado no jornal Minas Gerais, divulgado no site da Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag) e no endereço eletrônico www.ibfc.org.br. O candidato deverá acessar a página da empresa frequentemente para acompanhar todas as informações relativas ao concurso.

Gratificação

Foi aprovado pelo Governo de Minas a proposta de alteração da Lei nº 11.650, de 2 de dezembro de 1994, para ampliação do Adicional por Exibição Pública, passando a vigorar o valor de R$ 1.000,00 no salário para todos os servidores da OSMG. Além disso, a proposta prevê a extensão do Adicional também para o Coral Lírico de Minas Gerais, que atualmente não recebe a gratificação.

Orquestra Sinfônica de Minas Gerais

Fundada em 1976, a Orquestra Sinfônica de Minas Gerais (OSMG) é considerada uma das mais importantes do país. Interpreta um repertório que compreende todos os períodos da história da música escrita para orquestra: óperas, balés, concertos, poemas sinfônicos e grandes obras sinfônico-corais, em apresentações ao ar livre, na capital e no interior.

A OSMG realiza projetos de sucesso, como o Sinfônica Pop, que recebe grandes nomes da música popular brasileira e iniciativas como a Série Sinfônica no Museu e a Série Concertos no Parque, que, desde a estreia em 1998, foi assistida por mais de 360 mil pessoas. Seu regente titular é o maestro Roberto Tibiriçá.

Coral Lírico de Minas Gerais

Um dos corpos artísticos da Fundação Clóvis Salgado, o Coral Lírico de Minas Gerais possui um repertório que abrange grandes obras corais, desde a renascença até o moderno, de motetos a óperas, de oratórios barrocos a concertos corais sinfônicos.

Um dos raros grupos com essas características no País, o Coral Lírico já recebeu importantes prêmios e convites para atuar ao lado das principais orquestras brasileiras, entre elas, a Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo, Orquestra Filarmônica de Minas Gerais e a Orquestra Sinfônica de Minas Gerais. Seu atual regente titular é o maestro Lincoln Andrade.

SEGOV - Secretaria de Estado de Governo de Minas Gerais

Desenvolvido por marcosloureiro.com

Cidade Administrativa Presidente Tancredo Neves

Rodovia Prefeito Américo Gianetti, 4001
Edifício Gerais, 1º andar
Bairro Serra Verde - BH / MG
CEP: 31630-901
Tel.: +55 31 3915-0262

Telefones de Contato