Minas por Região
Trabalho e Emprego | Trabalho / Social

16h22min - 09 de Novembro de 2012 Atualizado em 23h36min - 28 de Junho de 2013

Governo de Minas qualifica trabalhadores em todo o Estado

Oportunidades de cursos nas mais diversas áreas garantem a conquista de uma profissão para os mineiros

Wesley Soares
Secretário Hélio Rabelo entre alunos e autoridades na formatura dos cursos de Mototáxi e Motofrete
Secretário Hélio Rabelo entre alunos e autoridades na formatura dos cursos de Mototáxi e Motofrete

A meta do Governo de Minas de qualificar 21 mil trabalhadores em 2012 está perto de ser alcançada. Por meio da Secretaria de Estado de Trabalho e Emprego (Sete), mais de 6.500 trabalhadores mineiros já foram certificados neste ano e outros 15 mil estão concluindo um dos cursos ofertados. Outras 1.300 vagas ainda serão abertas até o mês de dezembro. Mais de uma centena de cursos estão disponíveis para que os trabalhadores conquistem uma profissão e garantam o sustento e a dignidade das suas famílias.

Nesta semana, 123 trabalhadores, entre taxistas, policiais militares, frentistas e agentes de saúde, receberam, em Belo Horizonte, o certificado de conclusão do curso “Noções de inglês para o turismo”, e 21 alunos dos cursos de Mototáxi e Motofrete foram agraciados com seus diplomas em Uberlândia, no Triângulo Mineiro.

Os cursos para mototaxistas e motofrentistas são pilotos no Estado e atendem à Resolução 410 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), que institui, a partir do dia 2 de fevereiro de 2013, curso especializado obrigatório destinado a profissionais que realizam em motocicletas e motonetas transporte de passageiro e entrega de mercadorias.

“Ofertamos cursos gratuitos e de excelente qualidade aos nossos alunos. Não queremos apenas profissionais regulamentados. Queremos trabalhadores capacitados para exercer sua profissão com segurança e responsabilidade”, afirmou o secretário de Estado de Trabalho e Emprego, Hélio Rabelo, durante o evento em Uberlândia, anunciando a abertura de novas 150 vagas dos cursos para aquela cidade e outras 150 para Belo Horizonte.

Na semana anterior, quem conquistou uma nova profissão foram os 38 alunos dos cursos de Panificação e de Produção de Doces e Salgados, em São Gonçalo do Rio Abaixo, na região Central do Estado. Entre os formandos, inúmeras donas de casa prontas para gerar renda sem se descuidar dos filhos pequenos. Maria Robélia Dias dos Santos, aluna do curso de Produção de Doces e Salgados, conta que a sua vida se transformou com as aulas. “Eu não tinha uma profissão e me sentia inútil. Com o curso, aumentei minha autoestima, aprendi um ofício, e já estou ganhando meu dinheiro. Estou cheia de encomendas de doces e salgadinhos para festas e muito feliz com tudo isso”, comemorou.

Para o superintendente de Formação e Qualificação para o Trabalho da Sete, Bruno Magalhães, mais que qualificar trabalhadores, o Governo de Minas oferece grandes oportunidades. “Ofertamos cursos gratuitos e de qualidade para que os nossos alunos estejam prontos para desempenhar bem e com confiança as funções referentes à sua área de formação. Nosso objetivo final é a geração de renda para as famílias mineiras, seja no emprego formal ou como trabalhadores autônomos”, garante.

Nos próximos dias, 20 alunos de Além Paraíba, na Zona da Mata, receberão os certificados do segundo curso de Manutenção de Vagões na cidade. “Essa gestão do Governo de Minas, com certeza, vai ser lembrada como a que mais qualificou trabalhadores e gerou empregos de qualidade. Essa é a meta do governador Antonio Anastasia e vamos cumpri-la, com muito trabalho e seriedade”, conclui o secretário Hélio Rabelo.

SEGOV - Secretaria de Estado de Governo de Minas Gerais

Desenvolvido por marcosloureiro.com

Cidade Administrativa Presidente Tancredo Neves

Rodovia Prefeito Américo Gianetti, 4001
Edifício Gerais, 1º andar
Bairro Serra Verde - BH / MG
CEP: 31630-901
Tel.: +55 31 3915-0262

Telefones de Contato