Minas por Região
Ciência e Tecnologia

14h10min - 09 de Março de 2015 Atualizado em 14h14min

Governo de Minas reafirma parceria com holandeses na área de bioeconomia

Durante encontro, representantes dos dois países discutiram sobre ampliação das ações conjuntas

Gabriel Maciel
Novas conversas já foram marcadas para os próximos meses entre os representantes
Novas conversas já foram marcadas para os próximos meses entre os representantes

Com o objetivo de fortalecer as parcerias existentes e ampliar a relação, o secretário de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Sectes), Miguel Corrêa, reafirmou, na última sexta-feira (6/3), acordo com holandeses para promover a inovação e desenvolver competências profissionais na área de bioeconomia.

Para o secretário Miguel Corrêa, o encontro foi bastante produtivo e novas conversas já foram marcadas para os próximos meses. Durante discurso, ele destacou a importância de buscar parceiros, visando a troca de informações. “Nosso trabalho terá como foco investir na inovação, tecnologia e no conhecimento. Por isso as parcerias são importantes para ampliar a capacidade de ação e promover a troca de experiências”.

De acordo com Miguel, um dos pontos fundamentais é a questão da formação dos estudantes. “Queremos avançar em todas as regiões de Minas, valorizando e respeitando a característica e o potencial de cada lugar. No caso da parceria com os holandeses, é fundamental valorizar dois pontos cruciais em que eles possuem larga experiência: a formação técnica e a gestão das águas. E estes dois temas possuem ligação direta com Minas Gerais”.

Durante a reunião, a comitiva estrangeira liderada pelo Cônsul-Geral da Holanda no Rio de Janeiro, Arjen Uijterlinde, apresentou ao novo governo a proposta de cooperação do Living Lab Biobased Brazil – NL, que pretende conectar empresas, organizações públicas e governamentais e instituições de ensino superior para incentivar a mobilidade acadêmica e fortalecer o intercâmbio de conhecimento. A parceria entre os dois países irá fortalecer o setor de bioeconomia, que reaproveita cultivos, resíduos e lixos provenientes da agricultura, indústrias e domésticos.   

O projeto é uma parceria conjunta entre diferentes agentes dos dois países. No Brasil, além do Governo de Minas, apoiam a iniciativa a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Universidade Federal de Viçosa (UFV), Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig), Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg), entre outros.

SEGOV - Secretaria de Estado de Governo de Minas Gerais

Desenvolvido por marcosloureiro.com

Cidade Administrativa Presidente Tancredo Neves

Rodovia Prefeito Américo Gianetti, 4001
Edifício Gerais, 1º andar
Bairro Serra Verde - BH / MG
CEP: 31630-901
Tel.: +55 31 3915-0262

Telefones de Contato