Social | Segurança / Defesa Social | Esportes | Trabalho / Social

18h57min - 26 de Julho de 2013 Atualizado em 18h58min

Governo de Minas realiza reunião para tratar sobre a luta contra o crack no Estado

Encontro, realizado na Cidade Administrativa, contou com a participação de membros das polícias Militar e Civil, das guardas municipais e de diversas secretarias estaduais

Henrique Souza
Reunião foi realizada visando o alinhamento das ações do Estado de combate ao crack

A Secretaria de Estado de Esportes e da Juventude (Seej), por meio da Subsecretaria de Políticas sobre Drogas (Supod), em parceria com a Secretaria de Estado de Defesa Social (Seds), promoveu nesta sexta-feira (26) uma reunião de alinhamento das ações em Minas Gerais do programa do Governo Federal “Crack, é possível Vencer”. O encontro foi realizado no Edifício Minas, na Cidade Administrativa.

Na pauta do encontro estavam assuntos relacionados ao combate ao crack, tais como as instalações das câmeras de vídeo monitoramento do “Plano Crack”, as funções específicas das polícias Militar e Civil de Minas Gerais, das guardas municipais e do Corpo de Bombeiros do Estado no tratamento com a droga. A capacitação de profissionais para atuar no programa também foi abordada durante a reunião.

Para o subsecretário de Políticas sobre Drogas, Cloves Benevides, o foco do encontro foi o alinhamento das ideias e ações. “Solicitamos essa reunião, porque no dia 6 de agosto deste ano, o Governo Federal irá realizar uma grande solenidade do “Plano Crack”. É importante que nosso Estado chegue em Brasília com propostas definidas”, afirma o subsecretário.

Participaram da reunião membros da Policia Militar de Minas Gerais (PMMG), Policia Civil de Minas Gerais (PCMG) e das guardas municipais, além de membros das secretarias de Esporte e da Juventude, de Defesa Social e da Saúde do Estado de Minas Gerais.

Programa "Crack, é possível vencer"

Lançado pelo Governo Federal, o programa tem a finalidade de prevenir o uso e promover a atenção integral ao usuário de crack, bem como enfrentar o tráfico de drogas. Tem por objetivo ainda aumentar a oferta de serviços de tratamento e atenção aos usuários e seus familiares, reduzir a oferta de drogas ilícitas por meio do enfrentamento ao tráfico e às organizações criminosas e promover ações de educação, informação e capacitação.

O programa reúne diversas ações que envolvem diretamente as políticas de saúde, assistência social e segurança pública e, de forma complementar, ações de educação e de garantia de direitos. As ações são organizadas em três eixos temáticos: prevenção, cuidado e autoridade. O Governo Federal disponibiliza recursos financeiros a estados e municípios, que poderão aderir ao programa assumindo contrapartidas e implementando equipamentos.

Caberá aos estados e municípios a instalação de instâncias de gestão integrada do programa em âmbito local, por meio de comitês, que articulem as áreas de segurança, saúde, assistência social, educação, entre outras, para o planejamento, execução e avaliação das ações.