Esportes

16h10min - 25 de Outubro de 2013 Atualizado em 16h14min

Governo de Minas se prepara para a VI Conferência Estadual de Políticas sobre Drogas

Evento será realizado entre os dias 5 e 7 de novembro, em Caeté, com o objetivo de definir diretrizes para as ações de políticas públicas na área

Com foco na preparação para a VI Conferência Estadual de Políticas Sobre Drogas, a Secretaria de Estado de Esportes e da Juventude (Seej), por meio da Subsecretaria de Políticas sobre Drogas, promoveu, entre os meses de julho e setembro deste ano, 169 conferências municipais e encontros regionais sobre a temática. Ao todo, a iniciativa envolveu cerca de 7 mil pessoas no debate, que teve como finalidade fortalecer ações relacionadas à prevenção do uso do álcool e outras drogas, tratamento e reinserção social de dependentes químicos. A expectativa é de que, até o dia 1º de novembro, mais 65 cidades realizem o evento.

Para o subsecretário de Políticas sobre Drogas, Cloves Benevides, o atendimento ao dependente químico e seus familiares é prioridade para o Governo de Minas. “Criar uma rede de atendimento interligada, com equipe multiprofissional, visando atendimento integral dos usuários e seus familiares e efetivar parcerias entre as instituições. Esse é o nosso desafio”, ressalta.

Com o tema “Políticas Públicas: Cenários, Avanços e Desafios”, a VI Conferência Estadual será realizada entre os dia 5 e 7 de novembro, em Caeté. O objetivo do encontro é definir diretrizes para as ações de políticas públicas sobre drogas e  indicar os representantes do Estado na Conferência Nacional. A previsão é que 800 pessoas participem do evento.

Tratamento

O Governo de Minas disponibiliza 19.200 vagas por ano, por meio de convênio com 28 instituições integrantes ao Programa Rede Complementar de Suporte Social ao Dependente Químico, em três tipos de modalidades: ambulatorial, permanência dia e abrigamento temporário. Além disso, oferece serviços como o Centro de Referência Estadual em Álcool e Drogas (Cread), possibilitando à população atendimento gratuito, tanto presencial quanto por telefone (155), sobre localização e o acesso de serviços prestados.

De janeiro ao final de agosto deste ano, o Cread registrou 73.141 atendimentos por telefone, mais de 2.800 presenciais e 1.570 em grupos. Desse total, 824 pessoas participaram de Grupo Familiar, 169 em Grupos de Acolhimento, 575 no Grupo Amor Exigente e dois no Grupo de Adolescentes.

Ainda no Centro de Referência, há o serviço de acolhimento e acompanhamento familiar ao usuário de álcool e outras drogas e sua família, em situação de crise, com vistas à minimização aos danos pessoais e sociais. As equipes, compostas por psicólogos e assistentes sociais, desenvolvem as atividades no domicilio e atuam, também, no sentido de apoiá-los após tratamento especializado.

Prevenção

No campo da prevenção, a Subsecretaria de Políticas sobre Drogas desenvolve o Programa Papo Legal – “Diálogos Comunitários para a Prevenção do Uso e Abuso de Drogas”, que tem como princípio a abordagem do problema do uso de drogas a partir da identificação das ações presentes em cada município, consistindo em um programa de caráter essencialmente preventivo, cuja atuação se dá em 47 municípios distribuídos em nove macrorregionais do Estado.

No plano estratégico, o Papo Legal direciona esforços para o fortalecimento dos Conselhos Municipais de Políticas sobre Drogas – Comads, entendendo-os como atores táticos importantes para a articulação das ações preventivas em âmbito local. Para isso, o programa desenvolve cursos de capacitação para representantes municipais, com objetivo principal de construir planos locais de prevenção do uso de drogas, que expressam a realidade e os anseios de cada município no que concerne à prevenção do uso e abuso de drogas. Soma-se a esta ação a elaboração de Mapas da Rede Social, ação que fortalece a rede de serviços, instituições e iniciativas ligadas à temática. Em 2013, o total do investimento aproximado para o Papo Legal é de R$ 1,5 milhão.

Outra ação neste sentido é o Concurso Estadual de Frases, Desenho e Redação. Em 2012, o tema foi “Mais Perto dos Livros, Mais Longe das Drogas” e obteve a adesão de 99.109 alunos. O objetivo consiste em formar uma consciência crítica nos estudantes dos ensinos fundamental e médio das redes públicas e particulares e dos Centros de Prevenção à Criminalidade do Programa Fica Vivo. Em outubro deste ano, acontece a premiação dos três primeiros colocados nas cinco categorias (frase, desenho com frase, desenho, grafitismo e redação), as escolas e professores orientadores. Os prêmios variam de micro system e notebook a TVs de 42 polegadas.