Trabalho e Emprego | Trabalho / Social

13h03min - 16 de Agosto de 2012 Atualizado em 16h42min - 28 de Junho de 2013

Governo de Minas vai qualificar aproximadamente 500 trabalhadores em 12 municípios

20 cursos serão oferecidos com o objetivo de inserir trabalhadores no mercado de trabalho

A Secretaria de Estado de Trabalho e Emprego (Sete) vai oferecer 470 vagas para 20 cursos de qualificação profissional em 12 municípios mineiros. Os cursos fazem parte do Plano Territorial de Qualificação (PlanTeQ), do Ministério do Trabalho e Emprego, e é executado com recursos do Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT), sob a coordenação da Sete. O objetivo é a qualificação social e profissional de pessoas para sua inserção no mercado de trabalho.

As vagas são oferecidas a trabalhadores desempregados, com mais de 16 anos e que tenham, pelo menos, o Ensino Fundamental completo ou estejam cursando. O curso, com carga horária de 100 horas, é gratuito e, além do material didático, os alunos ainda recebem vale transporte lanche e, ao final, certificado de conclusão.

Nesta etapa os municípios beneficiados e cursos oferecidos são:

- Belo Horizonte: Confecção de peças íntimas; Manutenção de estrutura de aeronaves

- Betim: Administração de compras e estoques

- Boa esperança: Técnicas de serviço de garçom

- Conselheiro Lafaiete: Operador de pá carregadeira

- Itatiaiuçu: Operador de retroescavadeira

- Ituiutaba: Operador de colhedeira de cana

- Lavras: Técnicas de serviço de garçom

- Pedro Leopoldo: Administração de compras e estoques; Técnicas de serviço de garçom; Técnicas de vendas

- Pompéu: Preparo de salgado; Técnica de vendas

- Santana do Riacho: Informações turísticas

- Serra do Salitre: Operador de máquinas pesadas

- Três Marias: Serviços de recepção e atendimento ao cliente

Desde junho, a Sete, dentro das ações do PlanTeQ,  já qualificou  372 trabalhadores em 20 cursos nas cidades de  Belo Horizonte, Contagem, Itajubá, Pedras de Maria da Cruz e Uberlândia.

Os trabalhadores interessados devem procurar as unidades do Sistema Nacional de Emprego (Sine) das cidades contempladas. Nas cidades que não possuem unidades do Sine, o trabalhador deve se informar nas prefeituras sobre datas de inscrição e início das aulas. Os cursos serão realizados de acordo com a demanda das empresas parceiras, responsáveis pela qualificação.

A estimativa é de que, pelo menos, 268 cursos de qualificação profissional sejam ministrados até o mês de setembro, data para o término das ações e conclusão das certificações, em 62 municípios com 5,5 mil trabalhadores beneficiados.

PlanTeQ

O PlanTeQ busca atender às demandas por qualificação, levantadas pelas  unidades de atendimento ao trabalhador do Sistema Nacional de Emprego (Sine)  ou pelas empresas interessadas e setores econômicos. Todo trabalhador pode participar dos cursos de qualificação, sendo prioritário o público de baixa renda, de menor escolaridade e com maior dificuldade de acesso ao mercado de trabalho.

Endereços para as inscrições:

- Belo Horizonte:  Sine BH Centro - Rua Curitiba, 832 – Centro

- Betim: Sine - Av. Amazonas, 1354 – Centro