Gestão

17h42min - 30 de Setembro de 2014 Atualizado em 11h42min - 01 de Outubro de 2014

Governo do Ceará visita Minas para conhecer gestão das UAIs

Servidores da Seplag apresentaram um panorama dos serviços das unidades, como funcionamento e indicadores de desempenho

Jean Oliveira/Seplag

Representantes da Secretaria da Justiça e Cidadania do Estado do Ceará (Sejus) visitaram, nessa segunda-feira (29/09), a Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag) para conhecerem o modelo de gestão das Unidades de Atendimento Integrado (UAIs). A comitiva se reuniu com servidores da Coordenadoria Especial de Gestão das Unidades de Atendimento Integrado (Ceguai) da Seplag, que apresentaram um panorama dos serviços das unidades, com informações do seu histórico, funcionamento e indicadores de desempenho.

A Sejus está coordenando, naquele estado, a implantação do Programa de Atendimento Integrado ao Cidadão (Vapt Vupt), motivo pelo qual a equipe veio conhecer a experiência de gestão das UAIs. “As nossas unidades do Vapt Vupt estão sendo implantadas, já inauguramos a primeira no último mês de agosto. Até fevereiro de 2015 serão mais quatro. Nessas horas é fundamental termos boas orientações e o know-how de Minas é relevante. Por isso estamos aqui para conhecermos um pouco mais de perto esse processo”, afirmou a coordenadora do programa cearense, Irene Dantas.

No encontro, o chefe da coordenadoria Especial de Gestão das UAI’s, Audrey Silveira Batista, apresentou um breve histórico do surgimento das unidades em Minas, desde 1998, e a substituição dos antigos Postos de Serviços Integrados Urbanos (Psiu) pelas UAIs, que representam um novo modelo de gestão de serviços públicos oferecidos aos cidadãos pelas três esferas de governo – federal, estadual e municipal.

A implantação e gestão das UAIs fazem parte do Programa Descomplicar – Minas Inova. “É um programa de desburocratização realizado pelo Governo do Estado e coordenado por nós, aqui na Seplag. O objetivo é simplificar as relações entre o Estado com os cidadãos, com as  empresas e com os próprios órgãos estaduais”, explicou Batista.

Parceria privada

Uma das representantes da coordenadoria Especial de Gestão das UAIs, Christiane Bolda Lazzarotti, apresentou também para a comitiva do Ceará a adoção da Parceria Público-Privada (PPP) na administração das unidades. “O modelo PPP já demonstrou a sua eficácia. Com ele temos dois benefícios diretos para a população. Qualidade do serviço e custos menores, uma vez que a remuneração das empresas está relacionada aos indicadores de desempenho como a satisfação dos clientes”, afirmou.

Também participaram do encontro as coordenadoras administrativas da Sejus, Fabíola perdigão e Lucina Lobo e o técnico da Ceguai, Henrique Lage Tomich.

Visita UAI

Nesta terça (30/09), a comitiva participou de uma visita técnica guiada à UAI-Betim para conhecer “in loco” a estrutura daquela unidade e toda a dinâmica dos processos de serviços oferecidos aos cidadãos.