Reforma Agrária

17h54min - 16 de Outubro de 2009 Atualizado em 20h25min - 30 de Junho de 2013

Governo entrega títulos rurais em São João do Paraíso

SÃO JOÃO DO PARAÍSO (16/10/09) - A Secretaria de Estado Extraordinária para Assuntos de Reforma Agrária (Seara) e o Instituto de Terras do Estado de Minas Gerais (Iter) entregaram, nesta sexta-feira (16), 216 títulos de propriedade rural às famílias de posseiros do município de São João do Paraíso, Norte de Minas. A titulação faz parte do Programa de Regularização Fundiária mineiro, que tem parceria com o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra)

Os títulos garantem aos proprietários segurança jurídica da posse e oportunidades de acesso a linhas de crédito e programas de governo. O secretário Manoel Costa, também diretor-geral em exercício do Iter, destacou que os títulos comprovam que o Governo do Estado respeita e valoriza as famílias beneficiárias.

Melvino Gomes Ferreira, presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de São João do Paraíso, afirmou que esse é o momento que todos esperavam. Bento Bandeira Rocha esperou durante 32 anos para receber o título da sua Fazenda, São João Velho. “Vou tocar minha roça, fazer um empréstimo e viver com mais tranqüilidade”, comemorou.

Sebastião Rocha também esperou por três décadas o documento da sua terra. Com duas filhas que moram em São Paulo, ele disse que agora pode reunir toda a família na Fazenda “Dois Matos”, de 10 hectares.

Dona Maria Francisca dos Santos, agora proprietária da Fazenda Boa Vista, informou que com o título em mãos vai poder requerer a sua aposentadoria. “ São 29 anos trabalhando nessa terra; vim de Taiobeiras, casei aqui, mas não tinha o registro. “Essa terra é a minha vida”, afirmou.

Participaram também da cerimônia o gerente da Caixa Econômica Federal de Taiobeiras, Manoel Oliveira Silva; o presidente da Câmara Municipal de São João do Paraíso, Roberto Cezar; e o presidente do Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento do Alto Rio Pardo (Cidap), João Wander.