Reforma Agrária

17h37min - 30 de Outubro de 2009 Atualizado em 19h33min - 30 de Junho de 2013

Governo entrega títulos rurais no Vale do Jequitinhonha

BELO HORIZONTE (30/10/09) - O Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado Extraordinária para Assuntos de Reforma Agrária (Seara) e o Instituto de Terras do Estado de Minas Gerais (Iter), entregou nessa quarta (28) e quinta-feira (29), 95 títulos de propriedade a famílias de posseiros do Vale do Jequitinhonha.

Cerca de 500 pessoas foram beneficiadas com o documento que lhes dá segurança jurídica da posse e abre para elas as oportunidades de acesso a linhas de crédito e programas de governo, bem como confere ao titular maior facilidade para se aposentar.

Os títulos foram entregues em Jenipapo de Minas (50 títulos) e Araçuaí (45 títulos). Durante as entregas, o secretário de Estado Extraordinário para Assuntos de Reforma Agrária, Manoel Costa, também diretor-geral do Iter, destacou a correlação existente entre a baixa regularização fundiária e os baixos Índices de Desenvolvimento Humano Municipal (IDH-M) e Produto Interno Bruto (PIB).

O secretário Manoel Costa disse às famílias beneficiadas, que não há desenvolvimento sem regularização. “Vocês são importantes para o desenvolvimento do Estado. Eram proprietários de fato e agora são de direito. Vocês irão produzir mais e transformar esse município”, afirmou.

Em Jenipapo de Minas, Antônio José Gonçalves, de 58 anos de idade, vive na terra que ficou de herança do seu sogro há 30 anos. “Planto milho, feijão e sempre trabalhei na terra. Agora com o documento legalizado, fica muito melhor”, comemorou.

“Uma vida inteira esperando”. Esse é o desabafo de dona Maria dos Anjos Rodrigues Ramalho, 62 anos, agora proprietária legítima da Fazenda Setubas, de 17,75 hectares. “Essa terra foi do meu pai, desde quando nasci moro nessa terra”, desabafou agricultora. Dona Maria disse estar feliz e que a partir de agora vai viver com mais segurança.

Araçuaí

O superintendente do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra/MG) Gilson Souza, explicou em Araçuaí, quando da entrega de títulos, que “o documento irá garantir o acesso às políticas públicas do município, do Estado e do governo federal.”

José Domingos Rodrigues dos Santos, 44 anos, da Fazenda Tesoura do Meio, de 36,6 hectares, após esperar por 10 anos o seu documento aposta, agora, nas benfeitorias: “quero fazer uma represa e pastagens.”

Dona Isabel Siqueira, 86 anos, que estava com a sua filha Marizethe Pereira Moreira, 57, também recebeu o seu título. Há 60 anos reside no povoado de Itira, sem ter os documentos do seu terreno. “Estou muito satisfeita”, comemorou.