Infraestrutura | Gestão

12h45min - 16 de Abril de 2015 Atualizado em 13h18min

Governo estadual institui Comissão de Coordenação e Acompanhamento de Obras

Decreto do governador Fernando Pimentel forma equipe intersetorial com a missão de avaliar o modelo existente e implementar uma gestão profissional

Divulgação/Setop
Grupo de trabalho vai realizar estudos, levantar dados e encaminhar sugestões de melhoria na gestão das obras públicas estaduais

Minas Gerais agora tem uma Comissão de Coordenação e Acompanhamento de Obras Públicas. O grupo foi instituído por meio de decreto do governador Fernando Pimentel, publicado, nesta semana, no Diário Oficial Minas Gerais. A ideia, segundo o secretário de Estado Transportes e Obras Públicas, Murilo Valadares, é construir coletivamente uma proposta de gestão mais racional dos empreendimentos em consonância com um plano de obras coerente com o programa de governo e o interesse da sociedade.

O grupo de trabalho surge com a missão de avaliar os pontos positivos e negativos do modelo existente. Além disso, tem por meta implementar uma gestão profissional capaz de solucionar com eficiência e eficácia os problemas vividos pela população. Isto porque, de acordo com a Secretaria de Transportes e Obras Públicas (Setop), o diagnóstico sobre a situação de Minas Gerais, apresentado em 6 de abril pelo Governo do Estado, apontou uma grande pulverização no planejamento e execução das obras públicas realizadas em todo o estado.

Constatou-se que pelo menos três dezenas de secretarias e órgãos executam obras em Minas. Das 497 obras paralisadas, apenas um terço são executadas pelos órgãos vinculados à Setop. Esta pulverização, muitas vezes, contribui para o atraso e mesmo abandono dos empreendimentos.

Composição

A Comissão de Coordenação e Acompanhamento de Obras Públicas é coordenada pelo secretário Murilo Valadares, sendo a Setop responsável também por prestar apoio técnico, logístico e operacional para as atividades do grupo de trabalho. Além disso, tem como integrantes os secretários de Estado de Governo, Casa Civil e Relações Institucionais, Planejamento e Gestão, Fazenda, Saúde, Educação, Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Desenvolvimento Regional, Política Urbana e Gestão Metropolitana, Agricultura, Pecuária e Abastecimento e Desenvolvimento e Integração do Norte e Nordeste de Minas Gerais.

Reunidos, eles vão organizar atividades a serem desenvolvidas, levantar dados, realizar estudos e encaminhar sugestões de melhoria na gestão das obras públicas estaduais.