13h23min - 08 de Julho de 2015 Atualizado em 13h48min

Governo lança plano de gestão de combate aos efeitos da seca

Este ano serão investidos R$ 10 milhões para os serviços de caminhões-pipa e adutoras de engate rápido nos Vales do Jequitinhonha, Mucuri e no Norte de Minas

Dione Afonso
Anunciadas medidas preventivas de combate a seca

A Secretaria de Estado Desenvolvimento e Integração do Norte e Nordeste de Minas Gerais (Sedinor) e a Coordenadoria Estadual de Defesa Civil de Minas Gerais (Cedec-MG) lançaram nesta quarta-feira (8/7), em Montes Claros, no Norte do estado, o Plano de Convivência com a Seca 2015. O objetivo é propor metas e ações preventivas e emergenciais para auxiliar os municípios mineiros prejudicados pela estiagem.

Para este ano, serão investidos R$ 10 milhões, numa parceria com o Ministério da Integração Nacional. Deste total, R$ 7 milhões serão para atendimento com caminhões-pipa e R$ 3 milhões para implantação de adutoras de engate rápido, sistema para bombear água de barragens ou rios.

Estas ações contemplam 109 municípios que decretaram situação de emergência em Minas Gerais, sendo que 94,5% destes estão na área de abrangência da Sedinor. O secretário da pasta, Paulo Guedes, enfatiza a importância deste apoio aos municípios. “Estamos vivendo uma seca que dura quatro anos e vem se agravando. Esse investimento suprirá a necessidade básica de água potável”, explica ao lembrar que as ações emergenciais se somam a outros investimentos que estão sendo feitos pela Sedinor na região, para amenizar os efeitos da seca.

Por meio do programa Água para Todos e do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2), serão investidos R$ 540 milhões nas regiões Norte e Nordeste de Minas Gerais. Desse total, já foram aplicados, até o momento, aproximadamente R$ 170 milhões em várias tecnologias: cisternas de polietileno, cisternas de placas para consumo humano, cisternas de placas para produção agrícola, barreiros, pequenas barragens e sistemas coletivos de abastecimento de água.

O superintendente administrativo da Cedec, major Arnaldo Afonso, explica que a Defesa Civil Estadual complementará o Plano de Convivência: “Serão distribuídas cestas básicas para a população rural em situação de emergência. Muitas famílias perderam suas plantações que são fonte renda e de alimentação”, ressalta.

O presidente da Associação dos Municípios da Área Mineira da Sudene (Amams), César Emílio, relatou que muitos municípios do Norte de Minas vivem um cenário desolador devido ao agravamento da crise hídrica. Ele disse que a Amams tem realizado reuniões itinerantes para formatar uma pauta única em favor da região. “Estamos no mês de julho e nossos rios e córregos já estão secos.Então vamos reunir forças para buscar mais investimentos, vencer a burocracia e tirar do papel obras importantes para a região”, destacou.

Durante o evento, a Unimontes também divulgou o funcionamento do site do Centro de Estudos de Convivência com o Semiárido. O portal fornece dicas, mecanismos e ações técnicas para manter e captar água.

Orientação aos municípios

Os gestores municipais foram orientados sobre a gravidade da seca prevista para este ano e a necessidade da utilização racional da água e energia elétrica.

Foram apresentadas ainda técnicas para preenchimento de dados do Sistema Integrado de Informações de Desastres. Para receber os recursos federais de combate aos efeitos da seca, o município precisa apresentar a documentação preenchida corretamente para o reconhecido do Ministério da Integração Nacional.

A seca em Minas

A seca deste ano já levou, até agora, 109 municípios a decretarem situação de emergência. E o plano vai implementar e desenvolver  ações em parceria com entidades e gestores dos municípios para sanar os prejuízos causados pela seca. Ano passado, 173 municípios foram afetados pelo período de escassez de chuva.