Minas por Região
Cultura | Turismo

10h23min - 10 de Agosto de 2015 Atualizado em 11h17min - 11 de Agosto de 2015

Governo libera recursos para restauração da casa grande e capela da Fazenda Boa Esperança

Obras, no valor de R$ 408 mil, vão recuperar patrimônio histórico que servia de hospedagem a Dom Pedro II, em Belo Vale

Izabel Chumbinho / Iepha MG
Igreja preserva trabalhos ornamentais e pinturas em estilo rococó, expressão artística do final do século 18
Igreja preserva trabalhos ornamentais e pinturas em estilo rococó, expressão artística do final do século 18

A restauração da capela e sede da Fazenda Boa Esperança, no município de Belo Vale, a 87 km de Belo Horizonte, está garantida pelo Governo de Minas Gerais. O Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico (Iepha-MG) publicou no Diário Oficial do Estado, na última terça-feira (4/8), a liberação de R$ 408 mil para a conclusão das obras de restauração de um dos principais estabelecimentos rurais da região.

A capela integra o conjunto arquitetônico da fazenda que pertenceu ao Barão de Paraopeba, Romualdo José Monteiro de Barros, presidente da Província de Minas Gerais, em 1830. Com tratamento decorativo requintado, o interior da edificação evidencia o poder e o prestígio do seu antigo proprietário, que durante o Império hospedou personalidades ilustres, entre elas o imperador Dom Pedro II.

Dedicada ao Senhor dos Passos, a igreja preserva trabalhos ornamentais e pinturas em estilo rococó, expressão artística do final do século 18. Teto e paredes são revestidos por painéis pintados, com autoria atribuída a João Nepomuceno, conforme estudos recentes. As pinturas representam, entre outras, as cenas da Anunciação, a Adoração dos Pastores e o Sacrificio de Isaac.

A restauração

O plano de trabalho da revitalização prevê o diagnóstico, combate, controle e monitoramento de pragas, além da finalização da restauração da porta e a recuperação e instalação da cruz da capela da sede da Fazenda Boa Esperança. O cronograma prevê início das obras ainda neste mês.

“Com previsão de quatro meses de execução, os serviços desta fase estão concentrados na restauração e instalação de porta e da cruz da capela”, afirma a diretora de Conservação e Preservação do Iepha, Soraia Aparecida Martins Farias.

Entre outros serviços que serão executados nesta fase da restauração, estão a recuperação pontual do pau-a-pique e do muro em pedra, além da revisão da cobertura da sede e da capela, a substituição do forro em esteira e a revisão do guarda-pó em madeira destinado à proteção do forro pintado da capela.

“A restauração do retábulo (estrutura da parte superior) do altar-mor, da pintura do forro, de painéis laterais e de outros elementos artísticos da capela foi contratada em 2013 e encontram-se em fase de finalização”, enfatiza a diretora.

Patrimônio

Adquirida pelo Estado em 1970 e transferida em doação ao Iepha-MG em 1974,por determinação da Lei nº 6.485, de 25 de novembro de 1974, a Fazenda Boa Esperança é protegida pelo tombamento federal, inscrita no livro de Belas Artes nº 450, em 1959, e pelo tombamento estadual por meio do decreto nº 17.009, assinado em 27/2/1975.

SEGOV - Secretaria de Estado de Governo de Minas Gerais

Desenvolvido por marcosloureiro.com

Cidade Administrativa Presidente Tancredo Neves

Rodovia Prefeito Américo Gianetti, 4001
Edifício Gerais, 1º andar
Bairro Serra Verde - BH / MG
CEP: 31630-901
Tel.: +55 31 3915-0262

Telefones de Contato