Minas por Região
Esportes

16h08min - 17 de Março de 2015 Atualizado em 17h02min

Governo prepara Minas Gerais para as Olimpíadas 2016

Com a confirmação de Belo Horizonte como uma das cidades que receberão partidas de futebol, Estado começa a definir ações voltadas para o evento

Gil Leonardi/Imprensa MG
Organização da Copa do Mundo será referência para as Olimpíadas Rio 2016
Organização da Copa do Mundo será referência para as Olimpíadas Rio 2016

Confirmada como uma das cidades que sediarão jogos de futebol nas Olimpíadas de 2016, o Governo de Minas Gerais começa, agora, a se preparar para receber delegações estrangeiras e turistas. Uma das novidades será a criação do Comitê Minas 2016. O grupo, composto pelas 13 secretarias de Estado envolvidas na organização do evento, criará ações conjuntas relativas às Olimpíadas, cuja cidade-sede será o Rio de Janeiro. “A Copa das Confederações e a Copa do Mundo deixaram como legado a infraestrutura e a experiência na organização de grandes eventos. Serão mantidas as boas práticas que transformaram Minas em referência nestes eventos. E queremos mais. Por isso, trabalharemos melhor e interligando as secretarias” afirma o subsecretário de Esportes, Adenilson Sousa.

A partir de agora, serão feitas reuniões estratégicas periódicas para finalizar a Matriz de Responsabilidades, documento que vai registrar as responsabilidades do município de Belo Horizonte, do Estado e da União. Paralelamente, serão monitoradas e implementadas  as ações previstas no Caderno de Encargos da competição tais como logística de transporte, estrutura de hospitais para público e atletas, ambientação da cidade e preparo dos hotéis para acomodar delegações internacionais.

Já o Grupo Interinstitucional de Proteção Pública, criado para a Copa do Mundo, será mantido para dar suporte nas áreas mais demandadas, como segurança pública, estratégia e logística. “Passada esta fase de definições estratégicas, os diversos setores envolvidos assumirão a execução das ações. A previsão é que a gestão mineira seja novamente destaque  no Brasil e no mundo”, diz Sousa.

Olimpíadas 2016

Em 17 dias corridos, o público brasileiro poderá acompanhar 42 categorias de esportes como atletismo, hipismo, ginástica artística, esgrima, judô, basquetebol, entre outros. Serão 306 provas com medalhas, sendo 161 masculinas, 131 femininas e 9 modalidades mistas, com cerca de 10.500 atletas de 250 países. Estão sendo vendidos 7,5 milhões de ingressos para o megaevento olímpico. A capital mineira sediará jogos de futebol feminino e masculino no Mineirão.

O governo mineiro espera que, tal como ocorreu na Copa do Mundo, os jogos disputados na capital gerem receitas extras para o comércio e serviços. Segundo dados da Secretaria de Estado de Turismo e Esportes (Setes), aproximadamente, 355 mil pessoas visitaram Belo Horizonte durante o Mundial no ano passado, gerando uma receita direta de R$ 451,3 milhões. Já a receita indireta chegou a R$ 1,6 bilhão. Os visitantes permaneceram, em média, 6,7 dias na capital e 32% visitaram outros municípios do Estado durante a Copa.

SEGOV - Secretaria de Estado de Governo de Minas Gerais

Desenvolvido por marcosloureiro.com

Cidade Administrativa Presidente Tancredo Neves

Rodovia Prefeito Américo Gianetti, 4001
Edifício Gerais, 1º andar
Bairro Serra Verde - BH / MG
CEP: 31630-901
Tel.: +55 31 3915-0262

Telefones de Contato