Governo

11h05min - 16 de Setembro de 2015 Atualizado em 14h23min - 15 de Setembro de 2015

Governo realiza a segunda etapa do Fórum Regional no Território Triângulo Norte

Uberlândia sedia nesta quinta-feira a segunda rodada de discussões. Cidadãos devem participar na elaboração do diagnóstico territorial

Começa em Uberlândia, nesta quinta-feira (17/9), a segunda etapa dos Fóruns Regionais do Governo. O objetivo é apontar os problemas e as necessidades da região por meio do Diagnóstico Territorial.

A população, juntamente com movimentos sociais, igrejas, sindicatos e empresários vão decidir o que realmente é importante para sua própria região. O que for definido como prioridade será encaminhado aos técnicos da Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag) para ser incluído nos planos de ação do Governo.

Para facilitar a identificação das demandas, será preenchido o Formulário de Diagnóstico Territorial, que está dividido em 5 tópicos: Desenvolvimento Produtivo Científico e Tecnológico; Infraestrutura e Logística; Saúde e Proteção Social; Segurança Pública; e Educação e Cultura.

O participante que já tiver recebido o formulário na primeira etapa do Fórum poderá entregá-lo agora na segunda etapa. O prazo para que os interessados enviem suas sugestões é até a data da segunda etapa em sua região.

A Ouvidoria Geral do Estado de Minas Gerais (OGE) também participará desta etapa instalando ouvidorias móveis que vão recolher críticas, elogios, sugestões e reclamações a respeito dos serviços públicos oferecidos para a população.

Já foram instaladas a segunda etapa dos Fóruns Regionais nos territórios Norte (Montes Claros), Médio e Baixo Jequitinhonha  (Almenara), Mucuri (Teófilo Otoni), Sudoeste (Passos), Vale do Aço (Ipatinga), Zona da Mata (Juiz De Fora), Vertentes (Barbacena), Central (Curvelo), Alto Jequitinhonha (Diamantina), Vale do Rio Doce (Governador Valadares), Caparaó (Ponte Nova) e Noroeste  (Paracatu).

Próximos passos

O próximo passo do programa Fóruns Regionais é finalizar os diagnósticos territoriais que vão ajudar a construir os dois planos essenciais para o futuro de Minas Gerais: o Plano Plurianual de Ação Governamental (PPAG) -  planejamento de médio prazo da atuação do Governo, no qual são definidas ações para os próximos quatro anos -  e o Plano Mineiro de Desenvolvimento Integrado (PMDI), que consolida grandes escolhas que orientarão a construção das atuações a longo prazo.

Saiba mais sobre os Fóruns Regionais

O programa é um novo modelo de gestão no Estado, criado para ser um espaço de diálogo com a sociedade para buscar soluções específicas para as diferentes regiões de Minas Gerais.

Para isso, o estado foi dividido em 17 Territórios de Desenvolvimento, que sediam os Fóruns Regionais. Neste primeiro ano, têm como objetivo o levantamento de prioridades de cada território.

A partir de 2016, os Fóruns se tornam um canal de diálogo constante com a sociedade civil. As secretarias de Estado de Governo (Segov), Planejamento e Gestão (Seplag) e Direitos Humanos, Participação Social e Cidadania (Sedpac) fazem a coordenação do projeto.

Discussão permanente

A proposta dos Fóruns consiste em convidar a população a participar, periodicamente, de reuniões, debates, assembleias, grupos de trabalho, dentre outros instrumentos. Estas participações garantem espaços democráticos com o objetivo de subsidiar o planejamento e as ações de Governo para a promoção do desenvolvimento econômico e social.

Neste primeiro momento as demandas da população são levantadas e discutidas de forma a se realizar um diagnóstico daquela região, que será a base para a elaboração do PPAG e PMDI. Após o cumprimento desse primeiro compromisso, os Fóruns permanecem ativos como espaço de diálogo permanente com a sociedade.

O acompanhamento técnico de todas as etapas ficará sob a coordenação do Colegiado Executivo, composto por representantes de órgãos do Governo e, em maior número, da sociedade civil. Este colegiado será responsável pelo acompanhamento das demandas levantadas nos Fóruns.

Serviço:

Data: 17/9

Local: Centro Municipal de Estudos e Projetos Educacionais (Cemepe)

Endereço: Avenida Professor José Ignácio de Souza 1950, bairro Brasil.