Minas por Região
Reforma Agrária

18h55min - 24 de Agosto de 2005 Atualizado em 18h38min - 30 de Junho de 2013

“Grito da Terra” reúne governador Aécio Neves e trabalhadores rurais

Aécio Neves recebeu, em frente ao Palácio da Liberdade, cerca de 3 mil manifestantes do movimento "Grito da Terra", promovido pela Fetaemg em favor da reforma agrária e de melhores condições de vida e trabalho nos assentamentos rurais e para os pequenos agricultores mineiros. De acordo com o governador, muitas das reivindicações podem ser atendidas.

BELO HORIZONTE (24/08/05) – O governador Aécio Neves recebeu hoje, em frente ao Palácio da Liberdade, cerca de 3 mil manifestantes do movimento "Grito da Terra", promovido pela Fetaemg (Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado de Minas Gerais) em favor da reforma agrária e de melhores condições de vida e trabalho nos assentamentos rurais e para os pequenos agricultores. Antes de ir até os manifestantes, o governador recebeu em seu gabinete no Palácio dos Despachos o presidente da Fetaemg, Vilson Luiz da Silva, e líderes do movimento, de quem recebeu uma pauta de reivindicações. De acordo com o governador, muitas dessas reivindicações podem ser atendidas e, para aquelas que não for possível encontrar solução imediata, será apresentada aos trabalhadores, com clareza e transparência, os motivos disso.

"A Fetaemg apresenta reivindicações e apresenta de forma adequada, porque são reivindicações bem colocadas, bem elaboradas. Eles pressionam, o que é legítimo numa democracia, se movimentam, mas apresentam reivindicações muitas delas possíveis de serem atendidas", afirmou o governador.

O "Grito da Terra" faz, anualmente, uma grande marcha pelo Estado para sensibilizar a sociedade para a necessidade da reforma agrária e para reivindicar melhores condições de trabalho, saúde, educação nos assentamentos já existentes e para os pequenos agricultores.

"São ações que visam permitir o pequeno proprietário, o pequeno agricultor a trabalhar. São sementes que precisam chegar de maneira mais efetiva, no momento certo, em quantidade adequada a essas famílias de pequenos agricultores; é a questão da energia elétrica que pode chegar com mais rapidez em determinadas regiões; atendimento de saúde mais específico para essas famílias; na área da educação, uma melhoria na qualidade da educação; portanto, são medidas que estão absolutamente dentro do esforço do governo", salientou o governador.

Segundo Aécio Neves, todo o esforço que tem sido feito pelo Estado para equacionar sua situação financeira visa exatamente ter condições para realizar esses investimentos. Ele ressaltou que o governo vai, a partir de agora, ter um foco ainda mais específico para essas regiões onde estão os pequenos agricultores.

"São investimentos também na área de estradas vicinais, melhoria das condições de escoamento das produções, portanto, como eu disse ali a eles com muita clareza, e fiz questão de dizer pessoalmente para aqueles que vieram até aqui de várias regiões do Estado, que nós estamos organizando o Estado exatamente para dar esse tipo de atendimento", afirmou Aécio Neves.

O governador determinou que os secretários Silas Brasileiro (Agricultura) e Neider Moreira (Reforma Agrária) coordenem juntos às várias secretarias e órgãos do Estado, a análise das reivindicações do movimento. "Eu acho que grande parte dessas reivindicações poderão ser atendidas quase de imediato, pois já estão entre as prioridades apontadas pelo governo", disse o governador.

SEGOV - Secretaria de Estado de Governo de Minas Gerais

Desenvolvido por marcosloureiro.com

Cidade Administrativa Presidente Tancredo Neves

Rodovia Prefeito Américo Gianetti, 4001
Edifício Gerais, 1º andar
Bairro Serra Verde - BH / MG
CEP: 31630-901
Tel.: +55 31 3915-0262

Telefones de Contato