18h16min - 11 de Março de 2015 Atualizado em 09h20min - 12 de Março de 2015

Gruta em Vazante será transformada em Unidade de Conservação Ambiental

Consulta pública será aberta nesta quinta-feira (12/3) pelo IEF; reunião na comunidade será realizada dia 26

O Instituto Estadual de Florestas (IEF) inicia nesta quinta-feira(12/03) o processo de consulta pública sobre o projeto de criação do Monumento Natural Estadual Gruta Lapa Nova de Vazante, que prevê a transformação do local em Unidade de Conservação de Proteção Integral. A gruta está localizada no município de Vazante, Noroeste de Minas.

A população deve informar-se sobre o projeto através do site http://www.ief.mg.gov.br/areas-protegidas/consulta-publica , ou pessoalmente na sede do IEF na Cidade Administrativa, Prédio Minas, 1º andar (GCIAP/Diretoria de Áreas Protegidas) – Belo Horizonte, ou ainda na Secretaria Municipal de Meio Ambiente do município de Vazante ou no Escritório Regional de Unaí do Instituto Estadual de Florestas.

Depois da consulta, será realizada uma audiência pública no dia 26 de março, às 19h, no auditório da Prefeitura Municipal de Vazante.  O objetivo é apresentar à comunidade o projeto de transformação da Área de Proteção Especial (APE) em Unidade de Conservação (UC), discutir impactos e esclarecer possíveis dúvidas. Depois de acordado com a comunidade, o IEF inicia os trâmites burocráticos.

As principais mudanças serão a transformação da área particular onde se situa a gruta para espaço público. A Gruta Lapa Nova é a sexta maior gruta do estado com mais de 4,5 mil km. Em suas galerias estão presentes estalactites, estalagmites e colunas (rara junção das duas). Segundo pesquisas, o entorno possui vegetação de Mata Atlântica com presença de espécimes como aroeira, e do cerrado, como ipês. A fauna local é rica e espécies ameaçadas de extinção e já foram encontrados o lobo-guará, tamanduá bandeira, arara canindé e tucano toco. A gruta atrai milhares de visitantes servindo de estímulo ao turismo local.

A Lei Estadual de Floresta, de 2013, prevê que até dezembro de 2017 todas as 26 APE´s de Minas Gerais sejam transformadas em UC´s. Isso porque a UC abarca proteção mais ampla que a APE pois inclui fauna e flora além das nascentes, ambientes de singular beleza e valor cultural. Atualmente, o estado tem 91 UC´s. Segundo o Gerente de criação e Implantação de Áreas Protegidas, Paulo Fernandes Scheib, a comunidade deve participar de todo processo " Fizemos uma reunião prévia, estamos divulgando a consulta pública e audiência pública porque é de suma importância que os moradores estejam de acordo com o processo", reforça.

Clique aqui para acessar o estudo de criação do Monumento Natural Estadual Gruta Lapa Nova de Vazante.