09h14min - 10 de Fevereiro de 2014 Atualizado em 09h15min

Handebol do Oficina de Esportes de Matias Barbosa participa do Brasileiro Escolar

Equipe tem o apoio do Minas Olímpica Oficina de Esportes para disputar o Campeonato Brasileiro Escolar, em Guarapari, no Espírito Santo

Heuler Andrey COB

Entre os dias 14 e 19 de fevereiro, a equipe de handebol da cidade de Matias Barbosa, apoiada pelo Minas Olímpica Oficina de Esportes, participa pela primeira vez do Campeonato Brasileiro Escolar, em Guarapari, no Espírito Santo. O time, atual bicampeão dos Jogos Escolares de Minas Gerais (JEMG) e vice-campeão das Olimpíadas Escolares em 2012, em Cuiabá, participa da competição com outras sete equipes.

O técnico Fernando Maciel prevê que o nível técnico do Brasileiro seja mais elevado do que nos Jogos Escolares da Juventude, uma vez que há a premissa de que os participantes matriculem atletas na mesma escola apenas para o torneio, o que não acontece no evento da competição organizada pelo Comitê Olímpico Brasileiro (COB).

Representando a Escola Estadual Cônego Joaquim Monteiro, o time de Matias Barbosa é formado por atletas experientes e novatas. “Para o campeonato, nosso time conta com jogadoras de 16 a 18 anos. Além disso, mantivemos a base que disputou os Jogos Escolares da Juventude nos dois últimos anos”, contou o treinador. Das vice-campeãs brasileiras em 2012, permanecem três atletas que irão a Guarapari.

Nos preparativos para a competição, os treinamentos se intensificaram. As meninas realizam trabalhos de segunda a sexta-feira durante uma hora e meia. “O grupo está treinando há duas semanas e teremos apenas mais uma semana para nos prepararmos até o começo do Campeonato”.

Na reta final para o Brasileiro, Fernando terá três desfalques no time por um bom motivo. “Às vésperas do torneio três de nossas atletas não participarão dos treinamentos porque estarão no acampamento de treinamento da Seleção Brasileira Juvenil”, contou.

Apesar do pouco tempo e da ausência de peças importantes da equipe durante os treinos, Fernando é otimista. “Temos um grupo de meninas que já jogam juntas há algum tempo e as novatas são de bom nível também. Acredito que vamos para disputar o título da competição”, afirmou. O Campeonato Brasileiro Escolar de Handebol é organizado pela Confederação Brasileira de Desporto Escolar.

Oficina de Esportes

O Minas Olímpica Oficina de Esportes promove o esporte especializado, nas categorias de base, com foco no rendimento através de parcerias com clubes, entidades esportivas, universidades e prefeituras municipais que possuem equipes de modalidades Olímpicas, Paralímpicas ou reconhecidas pelo COB e que apresentam bons resultados alcançados em competições estaduais, nacionais e internacionais.

Por meio de suas ações, o programa gera condições de infraestrutura, equipamentos, materiais, custeio de viagens e de recursos humanos. O monitoramento das atividades é feito por meio do recebimento de relatórios mensais enviados por cada parceiro via sistema online e de visitas periódicas em cada núcleo.