Governador

12h30min - 21 de Abril de 2015 Atualizado em 12h49min

Homenageados destacam a importância da Medalha da Inconfidência

Para presidente do STF, evento fortalece luta pelas instituições republicanas e democracia

Omar Freire/Imprensa MG
A secretária de Estado da Educação, Macaé Evaristo e o governador Fernando Pimentel

Homenageados com a Medalha da Inconfidência falaram da emoção de receber a comenda na manhã desta terça-feira (21/4), em Ouro Preto. Na edição deste ano, o Governo de Minas Gerais condecorou 141 personalidades que contribuíram para o desenvolvimento de Minas Gerais e do Brasil. O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Ricardo Lewandowski, foi agraciado com o Grande Colar da Inconfidência, a mais importante honraria do Estado.

“Para mim, é uma grande honra receber a Medalha da Inconfidência. Isso me deixa mais confiante, mais convicto, mais forte, na promessa que fiz de defender a Constituição e as leis do país, porque hoje nós homenageamos Tiradentes, que foi não apenas um lutador pela liberdade, mas foi também um lutador contra a autocracia e o autoritarismo. É um momento importante do Brasil, um momento que nós devemos afirmar as instituições republicanas e assegurar ao máximo todas as franquias democráticas que a Constituição de 1988 nos outorgou”, disse o presidente do STF.

Mudança de paradigma

O presidente da Assembleia Legislativa de Minas Gerais, deputado Adalclever Lopes, um dos condecorados com a Grande Medalha, elogiou o novo formato do evento. “Vejo que Minas Gerais mudou a forma de reconhecimento aos agraciados, que são pessoas da sociedade, pessoas comuns que prestaram serviços relevantes ao Estado. Fico contente de, junto com o governador Pimentel, participar dessa mudança de paradigma no Estado de Minas Gerais”, afirmou o parlamentar.

Outro homenageado com a Grande Medalha foi o representante do Movimento dos Sem Terra (MST), João Pedro Stédile. Para o ativista, o agraciamento é uma forma de reconhecimento do trabalho da entidade. “Para nós é, acima de tudo, um compromisso, porque nos compromete com o pensamento de Tiradentes, que lutou contra a escravidão, contra as injustiças, contra a evasão de riquezas para o exterior, lutou pela República e pela democracia. E, 200 anos depois, nunca esses temas foram tão atuais. Então, para nós do MST, a Medalha é um reconhecimento para nossa luta e faremos de tudo para honrar essa distinção, propagando as ideias de Tiradentes”, disse Stédile.

A prefeita de Alvarenga, Maria Izabel da Silva Netto, também se emocionou na solenidade. “O recebimento da Medalha, para mim, é uma valorização de toda uma trajetória de lutas que aconteceu no Estado de Minas Gerais. Espero, como gestora pública, contribuir para que a sociedade se desenvolva cada dia mais”, disse Izabel.

Caráter histórico e democrático

A secretária de Estado da Educação, Macaé Evaristo, afirmou que a Medalha da Inconfidência “tem um simbolismo muito forte para todas as pessoas que lutam pela redução das desigualdades”. “É uma honra muito grande receber a Medalha, que é um reconhecimento por toda a minha trajetória na área da educação”, destacou.

Uma das convidadas para a cerimônia, a ministra da Secretaria de Política de Promoção da Igualdade Racial (Seppir), Nilma Lino Gomes, ressaltou o caráter histórico e democrático do 21 de abril. “É uma forma de reconhecimento público a pessoas que têm ajudado a construir o nosso Brasil e as nossas Minas Gerais, sempre tornando nosso Estado cada vez mais democrático e garantindo cidadania para todos”, disse a ministra, que é natural de Belo Horizonte.