Governador

14h00min - 16 de Julho de 2015 Atualizado em 14h02min

Homenageados no Dia de Minas enaltecem história do estado

Medalha, que celebra aniversário de Mariana, é entregue a personalidades que contribuem para o desenvolvimento mineiro

Manoel Marques/Imprensa MG
O goleiro Fábio, do Cruzeiro, foi um dos homenageados com a medalha

A Medalha do Dia de Minas Gerais, entregue nesta quinta-feira (16/7), em Mariana, em comemoração ao Dia do Estado de Minas Gerais, homenageou 50 personalidades que contribuíram para o desenvolvimento do Estado. As comendas foram entregues pelo governador Fernando Pimentel, pelo vice-governador Antônio Andrade e pelo prefeito do município, Duarte Júnior.

Foram agraciados políticos, empresários, atletas, jornalistas e líderes religiosos. Para o frei Evaldo Xavier Gomes, superior provincial da província carmelita da região Sudeste, a medalha celebra o aniversário da cidade e o dia de Nossa Senhora do Carmo, padroeira do município. “É uma grande honra estar aqui e receber esta medalha, neste dia também dedicado à Nossa Senhora do Carmo. A homenagem é muito significativa, pois promove e reconhece os méritos da população mineira”, afirmou.

Já o coronel Edgard Estevo da Silva, do Corpo de Bombeiros Militar, ressaltou a importância histórica do evento. “Nossa corporação se sente prestigiada em participar desse ato histórico e cultural para o Estado”, disse. O secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico, Altamir Rôso, também foi homenageado no evento. “Essa medalha aumenta ainda mais a nossa responsabilidade com o povo de Minas Gerais e com o nosso governo Pimentel”, disse.

A medalha também homenageia pessoas de outros estados que, de alguma forma, contribuem para o desenvolvimento e a divulgação de Minas Gerais. Esse é o caso do goleiro do Cruzeiro, Fábio Deivson Lopes Maciel. Nascido no Mato Grosso, o jogador disse que é uma honra receber a medalha, que valoriza o trabalho realizado para elevar o nome de Minas. “Fico honrado com o reconhecimento. É uma oportunidade ímpar de ser agraciado com a medalha de Minas. Fico feliz com o reconhecimento por todos esses anos aqui”, comentou.

Juíza da comarca de Ouro Preto há 23 anos, a nordestina Lúcia de Fátima Magalhães Albuquerque Silva valorizou o reconhecimento do trabalho que realiza em Minas. “Receber essa honraria com o nome de Minas Gerais enaltece o nosso trabalho”, finalizou.

A medalha

A cerimônia faz parte das comemorações do Dia de Minas Gerais, que acontece todos os anos no dia 16 de julho, quando a capital do Estado é transferida simbolicamente para Mariana – primeira capital mineira. Em 16 de julho de 1977, durante sessão solene comemorativa aniversário de Mariana, o professor Roque José Camêllo propôs a instituição do Dia do Estado de Minas Gerais como data cívica estadual. Em 19 de outubro de 1979, o governador Francelino Pereira sancionou a Lei 7.561 instituindo data comemorativa. Em 1980, o prefeito Jadir Macedo sancionou a Lei Municipal 561, instituindo a Medalha do Dia do Estado de Minas Gerais.