17h21min - 17 de Agosto de 2015 Atualizado em 17h25min

Iepha anuncia retomada de obras no Circuito Cultural e articulação com outras regiões do Estado

Reabertura do Palácio da Liberdade, integração do BDMG Cultural, reforma da biblioteca e criação da Casa do Patrimônio estão entre as novidades do Circuito

Carlos Alberto/Imprensa MG
O secretário de Cultura, Angelo Oswaldo, e a presidente do Iepha/MG, Michele Arroyo

Foram abertas oficialmente nesta segunda-feira (17/8), na sede do Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais (Iepha/MG), as celebrações em torno do Dia do Patrimônio Histórico de Minas Gerais. Em coletiva à imprensa, o secretário de Estado da Cultura, Angelo Oswaldo, e a presidente do Instituto Estadual de Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais, Iepha/MG, Michele Arroyo, anunciaram a retomada de obras no Circuito Cultural Praça da Liberdade e a ampliação do perímetro de ação do projeto.

O secretário e a presidente também falaram da reabertura do Palácio da Liberdade, prevista para a segunda quinzena de setembro, e da inauguração da Casa do Patrimônio, que irá funcionar no prédio da antiga Secretaria de Viação e Obras Públicas e fará uma articulação do Circuito com os municípios do Estado que participam do ICMS Cultural.

As primeiras intervenções anunciadas são nos edifícios Rainha da Sucata e Museu Mineiro. As obras nestes espaços haviam sido interrompidas no governo anterior e foram retomadas agora com o pagamento da dívida de R$ 4,3 milhões. “Tivemos que pagar dívidas deixadas pelo exercício passado e agora recuperamos a capacidade de execução de obras. Teremos o Rainha da Sucata como um grande centro de informação turística no Circuito Cultural Praça da Liberdade. E, ao mesmo tempo, vamos restaurar o Museu Mineiro, que está fechado parcialmente há mais de dois anos”, ressaltou o secretário Angelo Oswaldo.

No Palácio da Liberdade, as obras também já foram iniciadas e referem-se à melhoria do receptivo e à prevenção e combate a incêndio. “O palácio vai ser reaberto com estas obras emergenciais de receptivo e também com uma nova exposição focada no acervo do próprio espaço e do edifício”, explicou Michele Arroyo.

A presidente do Iepha anunciou ainda novas intervenções no anexo da Biblioteca, no valor de R$ 5 milhões. No local, serão feitos trabalhos de impermeabilização, pintura e obras sanitárias, com início neste ano e término em 2016. “Estamos reiniciando as obras que estavam paradas e começando novas intervenções com recursos diretos do Governo do Estado”, afirmou.

Além das obras, Michele destacou a ampliação do eixo do Circuito com a entrada do BDMG Cultural e a irradiação de uma política pública de Cultura para o interior do Estado.  “A Praça da Liberdade não será mais pensada como um espaço para a Savassi ou para Belo Horizonte. A Casa do Patrimônio, onde ficará a gestão do Circuito Cultural Praça da Liberdade, vai representar esse lugar de convergência. O objetivo é a construção de um grande espaço de articulações voltado para os municípios mineiros. Queremos um diálogo do Circuito Cultural Praça da Liberdade com todas as 17 regiões que marcam essa nova administração do Estado”, completou Michele Arroyo.

Além da sede do Iepha e do Circuito Cultural, a Casa do Patrimônio irá abrigar a Comissão Mineira de Folclore e será um espaço de guarda do patrimônio material e imaterial do Estado, aberto à visitação, com ateliê vitrine, espaço expositivo, biblioteca e auditório. “Será um local para incorporar outros grupos ligados à cultura e ao patrimônio, como os grupos de congado e das folias de reis, onde os conselhos poderão se reunir com a participação da comunidade”, explica Michele Arroyo.

Dia do Patrimônio

A posse dos novos membros do Conselho Estadual de Patrimônio marcou o início das atividades comemorativas do Dia do Patrimônio, que se estendem até o final de setembro em todo o Estado. O Conselho é deliberativo e é integrado por 19 nomes designados pelo governador a partir de uma lista de sugestões das próprias instituições. Representantes da sociedade civil também fazem parte da turma de conselheiros.

Em Belo Horizonte, as atividades comemorativas do Dia do Patrimônio acontecerão no Circuito Cultural Praça da Liberdade e incluem o seminário “O Circuito que queremos” e uma grande intervenção urbana na Praça da Liberdade sobre o inventário do rio São Francisco. No estado, a programação acontecerá em mais de 500 municípios por meio da Jornada do Patrimônio.

A programação completa está disponível no site www.circuitoculturalliberdade.com.br