Saneamento | Infraestrutura | Meio Ambiente

20h05min - 09 de Março de 2015 Atualizado em 14h28min - 10 de Março de 2015

Igam apresenta nota técnica que reconhece situação crítica de escassez de água

Governo trabalha na elaboração de proposta de racionamento de água, que deve ser concluída em abril

O Instituto Mineiro de Gestão das Águas (Igam) apresentou nesta segunda-feira (09/03), durante reunião da força-tarefa do governo que cuida da crise hídrica, uma nota técnica reconhecendo a falta de água na Região Metropolitana de Belo Horizonte. Isso significa que “há risco de desabastecimento iminente a partir do mês de junho, sendo urgente, pela Companhia de Água e Saneamento de Minas Gerais (Copasa), adotar medidas de contingência, estruturantes ou não, para minimizar os impactos da estiagem prolongada”, conforme diz a nota.

De acordo com o secretário de Planejamento e Gestão, Helvécio Magalhães, que comanda a força-tarefa da crise hídrica, a Copasa ainda está avaliando qual o melhor modelo de racionamento. “A expectativa é que este plano, que deverá ser o menos sacrificante para a população, seja apresentado à Agência Reguladora de Serviços de Abastecimento de Água e de Esgotamento Sanitário do Estado de Minas Gerais (Arsae-MG), no mais tardar, em meados de abril”, informou Helvécio.

O secretário também disse que Minas está buscando apoio em três governos estrangeiros que conseguiram reduzir drasticamente o desperdício de água nas últimas décadas: Japão, Catalunha e Holanda. “Vamos fazer acordos de cooperação com esses governos para trazer a Minas Gerais esses sistemas que se mostraram bastante eficazes. O Japão, por exemplo, conseguiu reduzir o desperdício de água de 30% na década de 80 para 8% atualmente”, destacou.

Helvécio também acrescentou que o governo está trabalhando em um plano de investimento para compensar o atraso tecnológico do sistema hídrico mineiro, que conta com hidrômetros e tubulação de água bastante antiquados.