Governador

12h25min - 16 de Maio de 2014 Atualizado em 13h11min

Imprensa destaca projeto do metrô de BH entregue pelo Estado à Caixa Econômica Federal

Alberto Pinto Coelho apresenta à União proposta da linha subterrânea Lagoinha-Savassi, que terá dois níveis para evitar desapropriações nas regiões beneficiadas

Rodrigo Nunes / Ministério das Cidades
Governador e o ministro das Cidades em audiência realizada nesta semana no município de Brasília

Reportagem especial publicada pelo Estado de Minas nesta sexta-feira (16/05) enaltece o moderno projeto da linha 3 do metrô de Belo Horizonte (Lagoinha/Savassi), entregue pelo Governo de Minas à Caixa Econômica Federal. A proposta estadual é de que o trajeto de 4,5 quilômetros e as quatro novas estações (Praça Sete, Palácio das Artes, Tiradentes e Savassi) sejam construídas em dois níveis, em vez de usar o modelo tradicional com dois trilhos paralelos.

“Com esse modelo que adotaremos em BH, não teremos que entrar debaixo de prédios ou outras construções. O túnel será mais estreito para que toda sua extensão passe pelas ruas, de forma mais segura”, esclarece à reportagem o secretário de Estado de Transportes e Obras Públicas, Fabrício Torres Sampaio. “Os túneis serão de 15 metros de diâmetro e os trilhos serão implantados em dois andares, de forma que todo o trajeto passe debaixo das ruas e não seja necessário nenhuma desapropriação na região, que é uma das mais valorizadas da cidade”, acrescenta a reportagem.

Segundo o Estado de Minas, para a abertura dos túneis está previsto o uso do sistema shield (em português, escudo), adotado em outras obras de expansão do metrô nas principais capitais do mundo. Também está planejada a construção de um pátio de operações e manutenção subterrâneo para o metrô próximo à Estação da Lagoinha, onde haverá a conexão da Linha 3 com a Linha 1.

“A ideia é planejar a construção da nova linha deixando espaço para novas expansões no futuro, principalmente com projetos já discutidos para se levar o metrô até a região da Pampulha”, projeta Fabrício Torres Sampaio. A reportagem ainda explica que, a partir de agora, o projeto do Governo de minas vai ser analisado pela CEF e Ministério das Cidades. Caso aprovado, um termo de compromisso pode ser assinado neste ano para transferência de R$ 2,6 bilhões, verba estimada para a obra, prevista para ser concluída em 2017.

Dentro do prazo previsto

O governador Alberto Pinto Coelho solicitou a liberação dos recursos para as obras de expansão do metrô de Belo Horizonte ao ministro das Cidades, Gilberto Occhi, em audiência realizada em Brasília (DF) nesta semana. O projeto de engenharia foi entregue à CEF nesta quinta-feira (15/05), dentro do prazo previsto.

"O Governo de Minas cumpre rigorosamente os prazos previstos para os projetos do metrô e do Anel Rodoviário”, frisa Alberto Pinto Coelho. Os entendimentos relativos à expansão do metrô da capital, entre o Governo Federal, o Governo do Estado e as prefeituras de Belo Horizonte, Contagem e Betim estão retratados na portaria 185/2012.

Clique aqui para ler a reportagem na íntegra ou aqui para baixar o PDF.