12h05min - 01 de Junho de 2015 Atualizado em 12h02min

Inscrições abertas para curso técnico em Conservação e Restauro

Nacionalmente reconhecido, curso da Fundação de Arte de Ouro Preto prepara profissionais para atuar com a preservação do patrimônio cultural

Divulgação/Faop
Formação consistente garante ao aluno segurança para trabalhar com os acervos e preservação de bens culturais

A Fundação de Arte de Ouro Preto (Faop) está com inscrições abertas para o processo seletivo do curso técnico em Conservação e Restauro para o segundo semestre de 2015. No total, são 40 vagas oferecidas, sendo 20 para o período da manhã e 20 para a turma noturna.

Tradicional, o curso tem como objetivo formar profissionais técnicos, de nível médio, devidamente habilitados para analisar, diagnosticar e intervir em bens culturais móveis nas áreas de papel, escultura policromada e pintura de cavalete.

As inscrições para o processo seletivo, no valor de R$ 60, devem ser efetuadas, no site da Faop, até o dia 23 de junho (terça-feira). As provas serão realizadas no dia 27 de junho (sábado), das 9h às 12h em local a ser informado até o dia 24 de junho (quarta-feira).

As provas terão questões objetivas de língua portuguesa e química, além da elaboração de uma redação dissertativa. Para participar da seleção, os interessados devem ter concluído ou estar cursando a partir do 2° ano do ensino médio.

Perspectivas

O futuro profissional técnico em Conservação e Restauro conclui o curso apto a atuar em museus, fundações, órgãos de preservação, bibliotecas, arquivos, ateliês, obras de restauração, entre outras atividades relacionadas com a preservação do patrimônio cultural.

Isto porque, no decorrer da preparação, os alunos participam de atividades de restauração dos acervos comunitários, fazem estágios nas três áreas de atuação e garantem, por meio da metodologia adotada, uma formação consistente, segura e adequada ao tratamento dos acervos e preservação de bens culturais.

Outra vantagem do curso técnico da Faop é o seu reconhecimento nacional e aprovação pelo Ministério da Educação (MEC) desde 2002. A estrutura sólida, a equipe qualificada e os ateliês bem equipados completam o diferencial estratégico para a habilitação dos profissionais e sua consequente colocação no mercado.

Saiba mais sobre o curso em www.faop.mg.gov.br.