Minas por Região
Governo

14h36min - 02 de Outubro de 2015 Atualizado em 14h40min

Internacionalização do estado gera frutos para economia e turismo mineiro

Governo de Minas Gerais recebe média de três visitas de embaixadores e comitivas diplomáticas por mês e estreita relações com diversos países

As potencialidades de Minas Gerais vêm rendendo um alto reconhecimento internacional. De março a setembro deste ano, o estado já recebeu 16 visitas de embaixadores e cônsules. Além disso, foram abertos os Consulados do Reino Unido e da República Tcheca. Para 2016, está prevista ainda a abertura do Consulado dos Estados Unidos, em Belo Horizonte.

Os dados são fruto do esforço que vem sendo empreendido pelo Governo do Estado no processo de internacionalização de Minas Gerais, que tem como objetivo, entre outros, o aquecimento da economia e o estreitamento de relações. Somente no mês de setembro, por exemplo, o governador recebeu os embaixadores da Itália, Síria, Japão e Nigéria.

Segundo o chefe da Assessoria de Relações Internacionais do Governo, Rodrigo Perpétuo, este alto fluxo de autoridades e encontros internacionais reflete o movimento que vem sendo feito para conferir um sentido estratégico às relações internacionais de Minas.

“Houve uma grande mudança de enfoque com a nova gestão. De um posicionamento protocolar e fragmentado, passamos para um modelo de política internacional proativa e estratégica”, explica Perpétuo.

A importância de Minas Gerais para o país também é um facilitador. Para o secretário de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais, Altamir Rôso, é preciso considerar o fato de o estado estar recebendo tantas delegações internacionais mesmo em um cenário de dificuldades econômicas em todo o Brasil. “Significa que Minas Gerais é um polo muito atrativo e que as perspectivas e possibilidades comerciais futuras são muito boas”, afirma.

Oportunidades

A presença dos cônsules e embaixadores no estado significa o olhar do representante máximo destes países para os movimentos feitos em Minas Gerais, o que, por sua vez, reflete-se em diversas oportunidades de negócios.

Um exemplo foi o V Fórum Empresarial do Mercosul, realizado no mês de julho em Belo Horizonte. “Percebemos a oportunidade de trazer o evento para cá e posicionamos Minas Gerais frente aos parceiros do bloco. Durante o fórum, foi promovida uma rodada de negócios que prospectou US$ 3 milhões em negócios com empresas mineiras”, conta Rodrigo Perpétuo.

Assim, como parte da estratégia de Relações Internacionais do Governo, a concepção do fórum também foi mudada. “Ampliamos os setores e colocamos em evidência aqueles que queríamos focar, como inovação, tecnologia, economia criativa”, relata.

Resultados

Além das oportunidades de negócios criadas, a ação internacional do Governo reflete em outros pontos para o estado, como, por exemplo, no reforço da imagem turística de Minas Gerais. Essa projeção em outros países é fundamental para a divulgação da cultura local e atração de turistas.

Por fim, há ainda uma dimensão diplomática. “O governador tem recebido uma média de três visitas de embaixadores por mês. É um indicativo do respeito e da importância que a comunidade internacional tem dado ao estado, o que, por sua vez, atrai a atenção para cá e traz muitos benefícios para o cidadão”, defende Rodrigo Perpétuo. 

SEGOV - Secretaria de Estado de Governo de Minas Gerais

Desenvolvido por marcosloureiro.com

Cidade Administrativa Presidente Tancredo Neves

Rodovia Prefeito Américo Gianetti, 4001
Edifício Gerais, 1º andar
Bairro Serra Verde - BH / MG
CEP: 31630-901
Tel.: +55 31 3915-0262

Telefones de Contato