Palavra do Governador

06h00min - 05 de Setembro de 2013 Atualizado em 11h22min - 21 de Abril de 2014

Investimento do Governo de Minas em Educação aumentou 190% nos últimos nove anos

Anastasia reitera compromisso de destinar todos os recursos extras advindos da nova legislação da mineração para o setor educacional

Entre 2003 e 2012, os investimentos do Governo de Minas Gerais em Educação subiram de R$ 2,547 bilhões para R$ 7,283 bilhões – um salto de aproximadamente 190%. No mesmo período, a inflação acumulada foi de apenas 60%. De acordo com o governador Antonio Anastasia, a prioridade dispensada pela administração estadual para essa área contribuiu para tornar Minas Gerais uma referência nacional em educação pública.

No Palavra do Governador desta semana, além de detalhar os investimentos nesta área, o governador Antonio Anastasia reafirma o compromisso de destinar para o setor educacional 100% dos recursos extras que forem arrecadados da nova legislação de mineração, que está em tramitação no Congresso Nacional.

“O Governo Federal, depois de uma grande insistência, encaminhou ao Congresso o novo marco regulatório da mineração. E nesse marco consta o aumento do valor da chamada CFEM (Compensação Financeira pela Exploração de Recursos Minerais), que é o royalty do minério. Nós esperamos que, no próximo ano, quando começar a funcionar o sistema, caso o Congresso assim aprove, nós vamos ter um aumento para o Estado de Minas Gerais de cerca de R$ 300 milhões a R$ 350 milhões por ano. E nós nos comprometemos, de fato, a alocar esse recurso na educação”, afirma Anastasia.

O governador de Minas destaca também os investimentos que o Governo do Estado tem feito em infraestrutura, na aquisição de equipamentos para as escolas estaduais e, sobretudo, na valorização dos profissionais do sistema estadual de ensino. “Desde 2010 até este ano, nossa folha de pessoal da Educação aumentou mais de 70% ante um aumento de apenas 20% da inflação registrada no mesmo período”, informa o governador, acrescentando que atualmente Minas paga a seus professores um valor cerca de 40% acima do piso salarial nacional definido pelo Ministério da Educação.

Antonio Anastasia destaca ainda o diálogo do Governo do Estado com o setor educacional. “Criamos um fórum com participação das diversas entidades que representam os servidores da área da educação. São sete entidades que se reúnem periodicamente com representantes das secretarias de Estado de Educação e de Planejamento. Além disso, a secretária de Estado de Educação visitou todas as superintendências regionais de ensino, esteve pessoalmente em todas elas, conversando com diretores, com professores, com servidores, ouvindo a todos”, lembra Anastasia.

O Palavra do Governador pode ser reproduzido por qualquer veículo de imprensa, sem ônus. O programa é disponibilizado todas as quintas-feiras nas modalidades texto, áudio e vídeo (em qualidade HD).

Veja aqui a Galeria de Fotos do Palavra do Governador.