Ciência e Tecnologia

17h33min - 04 de Março de 2015 Atualizado em 17h34min

Ipem-MG verifica cerca de nove mil táxis na RMBH

Veículos vão ser inspecionados do dia 9 de março a 17 de abril, de acordo com o final da placa

Cerca de nove mil táxis da Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH) serão verificados pelo Instituto de Metrologia e Qualidade do Estado de Minas Gerais (Ipem-MG), do dia 9 de março a 17 de abril, de acordo com o final da placa. O objetivo da verificação é constatar se o preço registrado pelo taxímetro corresponde, com base na distância e no tempo gasto, ao trajeto percorrido pelo carro.

Neste ano, a Guia de Recolhimento da União (GRU) para pagamento pode ser retirada diretamente no site do Ipem (www.ipem.mg.gov.br), clicando no banner PSIE. O valor da taxa é R$ 37,50, e pode ser paga em qualquer agência do Banco do Brasil.

Conforme explica o gerente da Regional de Belo Horizonte, Anderson Rocha, a verificação é importante tanto para o consumidor quanto para o taxista. “No caso do passageiro, a verificação garante a veracidade do valor que está sendo cobrado no taxímetro. Já para o operador de transporte, elimina o uso da tabela contendo o reajuste anual de preço, o que é uma confiança a mais para o profissional no momento de realizar a cobrança ao cliente”, afirma.

Cabe ressaltar que o taxista que não comparecer na semana do agendamento da sua placa está sujeito às penalidades da lei 9.933/99. Caso isso ocorra, o responsável pelo veículo deve procurar o Ipem-MG para regularizar a situação.

Reunião com oficinas

O Ipem-MG realizou, nessa terça-feira (3/3), na Regional Belo Horizonte, reunião com os representantes das oficinas credenciadas da RMBH em fazer a manutenção dos taxímetros. O encontro contou também com a presença do diretor-presidente do Sindicato dos Taxistas (Sincavir-MG), Ricardo Luiz Faeda. A reunião teve como finalidade esclarecer as dúvidas das oficinas e ensiná-las a como retirar a guia de pagamento, para que, posteriormente, possam orientar os taxistas.