Reforma Agrária

00h00min - 03 de Novembro de 2003 Atualizado em 05h29min - 01 de Julho de 2013

Iter e Cáritas lançam livro de Segurança Alimentar

O livro Programa de Segurança Alimentar e Nutricional em Acampamentos e Assentamentos de Reforma Agrária em Minas Gerais será lançado nesta terça-feira (4), às 20 horas, no Teatro do Sesc Venda Nova, em Belo Horizonte, pelo Instituto de Terras do Estado de Minas Gerais (Iter), órgão vinculado à Secretaria de Estado Extraordinária para Assuntos de Reforma Agrária, e a Cáritas Brasileira – Regional Minas Gerais, organização ligada à CNBB.

A publicação conta a história do Programa, desde a sua idealização até os resultados já alcançados. Inúmeras fotografias, que retratam as várias etapas dos projetos nos assentamentos, enriquecem os textos. São fotos de reuniões, parcerias, plantio, colheita e, principalmente, dos assentados e acampados beneficiados com essa ação coletiva. É a revelação de mais uma etapa vencida na conquista pela terra. A satisfação dos participantes do programa fica clara nos relatos também presentes no livro.

O livro tem tiragem de 5 mil exemplares e sua distribuição será gratuita para os integrantes dos assentamentos e acampamentos.

Seminário

Nos dias 4 e 5 de novembro, uma experiência de Reforma Agrária que vem dando certo no Brasil será avaliada durante seminário, que será realizado no Sesc Venda Nova. Ao todo, 150 pessoas, representando 62 assentamentos e acampamentos e entidades parceiras, deverão participar do Seminário Final de Avaliação do Programa de Segurança Alimentar e Nutricional em Acampamentos e Assentamentos de Reforma Agrária em Minas Gerais. Esse Programa é desenvolvido pelo Regional Minas Gerais da Cáritas Brasileira, pelo Iter e movimentos sociais.

A abertura oficial do seminário será nessa terça-feira, às 11horas, com a presença do secretário regional da Cáritas Brasileira, Celi Márcio Santos, e do diretor geral do Iter, Luiz Antônio Chaves. Às 14 horas, haverá uma mesa redonda sobre A Conjuntura da Política Agrária no Brasil e em Minas Gerais, com a participação do secretário de Estado Extraordinário para Assuntos da Reforma Agrária, Marcelo Gonçalves; do superintendente regional do Incra, Marcos Helênio Leoni Pena e, do ex-presidente do Incra Nacional, Marcelo Resende.

Segundo Luiz Chaves, é importante dar continuidade ao Programa, pois trata-se de um investimento simples que produz resultados altamente satisfatórios para as famílias dos trabalhadores. “Se esse programa chegar a todas as famílias, não haverá mais necessidade dos governos distribuírem cestas básicas, pois haverá condições para os próprios trabalhadores produzirem o seu sustento com dignidade”, explica.