Regularização Fundiária

13h35min - 19 de Janeiro de 2011 Atualizado em 18h26min - 26 de Junho de 2013

Iter/MG apresenta balanço da agricultura urbana em 2010

BELO HORIZONTE (19/01/11) - O Instituto de Terras do Estado de Minas Gerais (Iter/MG), por meio do Centro de Apoio à Agricultura Urbana e Periurbana da Região Metropolitana de Belo Horizonte (Caup-RMBH), atendeu, no ano de 2010, 25 unidades produtivas de agroecologia na região de Belo Horizonte, Contagem, Lagoa Santa, Ribeirão das Neves, Funilândia, Nova União e Betim.

O Caup desenvolveu trabalhos com 321 famílias, beneficiando cerca de três mil famílias indiretamente. O investimento foi de R$ 649 mil, dos quais R$ 526 mil são do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) e R$ 133 mil do Governo de Minas. As 25 unidades visam gerar produtos agrícolas livres de agrotóxicos (hortaliças, frutas, plantas medicinais e ornamentais) e pecuários (animais de pequeno e grande porte), voltados para o consumo e/ou lazer.

Segundo o coordenador do projeto, Walney Martins, as comunidades avançaram bastante em relação ao plantio e à criação de animais. “Houve um grande avanço, mas precisamos avançar muito em 2011. Queremos que todas as unidades cheguem ao patamar da Horta Jardim Produtivo, na Regional Barreiro, que produz para o autoconsumo e já alcançam um excedente, que é comercializado para creches e escolas”, explica.

O Centro é um local de construção da política de Agricultura Urbana e Periurbana, envolvendo setores do poder público e da sociedade civil. A função é dar assistência técnica, social e ambiental aos agricultores urbanos e periurbanos, promovendo a formação agroecológica, a economia solidária, a troca de experiências e a conservação dos recursos naturais.

Várias entidades e organizações dos movimentos sociais rurais e urbanos participam do projeto por meio de um Comitê Gestor, atuando em comunidades de diferentes regionais de Belo Horizonte e articulando empreendimentos solidários, como hortas comunitárias e grupos de consumidores. São elas as Brigadas Populares; Movimento de Luta nos Bairros, Vilas e Favelas (MLB); Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST); Rede de Intercâmbio de Tecnologias Alternativas (Rede); CECOMPCD-TECA; Promoção do Desenvolvimento Sustentável - IPES; Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG); Conselho de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável de Minas Gerais (Consea-MG); Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Sedese); além de parcerias firmadas com a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (Emater-MG) e Projeto Manuelzão.