Segurança / Defesa Social

09h31min - 12 de Novembro de 2014 Atualizado em 11h58min

Jogos da Final da Copa do Brasil contarão com o aparato tecnológico do CICC

Centro Integrado de Comando e Controle utilizará os mesmos recursos usados na Copa do Mundo durante os jogos da final da Copa do Brasil

Divulgação/SEDS
O CICC oferece apoio às instituições para a tomada de decisões ágeis, rápidas e inteligentes, de forma integrada, em situações de emergência

Belo Horizonte será a capital nacional do futebol na noite desta quarta-feira (12/11), quando Atlético e Cruzeiro disputarão a primeira partida da final da Copa do Brasil. Para garantir a segurança das equipes, torcidas e da população de uma forma geral, o Centro Integrado de Comando e Controle (CICC) do Estado, localizado na Cidade Administrativa de Minas Gerais, trabalhará com os mesmos recursos tecnológicos utilizados durante os jogos da Copa do Mundo, tanto na partida desta quarta quando na do dia 26/11.

Além das aproximadamente 1.300 câmeras que enviam imagens em tempo real para o Centro Integrado, o CICC conseguirá monitorar o Imageador Aéreo que irá acompanhar o deslocamento das equipes e das torcidas até o estádio e fará imagens de todo o entorno da Arena Independência. Além da tecnologia de última geração, o CICC contará com as ações individuais de cada uma das instituições que estarão presentes no Centro Integrado, como Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros, Cemig, CBTU, Copasa, Departamento de Estradas de Rodagem (DER), Assessoria Integrada das Inteligências do Sistema de Defesa Social (AID), Centro de Operações da Prefeitura (COP), Instituto Mineiro de Gestão das Águas (Igam) e Núcleo de Emergência Ambiental (NEA).

Nesta quarta, cerca de 30 profissionais estarão presentes no CICC compartilhando informações e permitindo que as tomadas de decisões sejam realizadas de forma ágil e efetiva.  De acordo com o coordenador do CICC, Vicente Salgueiro, o Plano de Operações do Centro visa apoiar de forma integrada a operação individual de cada uma das instituições que estarão presentes no CICC antes, durante e após as partidas da final da Copa do Brasil. Segundo Vicente, O CICC visa compartilhar o plano individual de ação das instituições parceiras para que a informação, ao chegar ao centro, seja comunicada a todos e o problema seja prontamente solucionado.

Na tarde dessa terça-feira (11/11), representantes de instituições municipais e estaduais participaram de uma reunião no CICC com o objetivo de compartilhar o plano individual de atuação de cada uma destas instituições durante o evento. A finalidade é que fossem ouvidas as sugestões de todos com o escopo de alinhar os planos individuais ao plano de monitoramento do Centro Integrado.

Centro Integrado de Comando e Controle

O Centro de Comando e Controle tem como finalidade oferecer apoio às instituições para a tomada de decisões ágeis, rápidas e inteligentes, de forma integrada, em situações de emergência - otimizando recursos e ações. Do local, é possível monitorar cerca de 1.300 câmeras da capital e cidades da Região Metropolitana. No local há convergência de dados, imagens e informações, possibilitando ampliação do conhecimento de todas as variáveis relacionadas a eventos e ocorrências ligadas ao sistema de Defesa Social e, consequentemente, um atendimento de melhor qualidade à população.