Esportes

14h21min - 22 de Julho de 2015 Atualizado em 14h25min

Jogos de Minas Gerais prosseguem em mais cinco sedes pelo estado

Montes Claros, Ponte Nova, Itajubá, Patos de Minas e Capitólio vão receber as competições nesta semana

Serão abertas na noite desta quarta-feira (22/7), em quatro cidades, as etapas microrregionais do Programa Minas Olímpica Jogos de Minas Gerais 2015. Até o dia 26, Montes Claros (Região Norte), Ponte Nova (Região Caparaó-Mata-Vertentes), Itajubá (Região Sul) e Patos de Minas (Região Triângulo Noroeste) executam a competição. Em Capitólio (Região Sudoeste/Oeste), as disputas acontecem entre os dias 23 e 25.

As solenidades de abertura, com a presença das delegações participantes, estão marcadas para  19h em todas as sedes. As cerimônias acontecem na Praça de Esportes, no Ginásio do Esporte Clube Palmeirense, no Ginásio Poliesportivo Tigrão e no Ginásio do PTC em Montes Claros, Ponte Nova, Itajubá e Patos de Minas, respectivamente. Em Capitólio, a etapa microrregional será aberta nesta quinta-feira (23/7), no Ginásio Poliesportivo Floriano Leonel da Silva, também às 19h.

Até o domingo, dia 26, está prevista a realização de 237 partidas das quatro modalidades coletivas nas cinco sedes. Cerca de 2.500 atletas estarão envolvidos nos jogos, representando 49 cidades.

A fase microrregional dos Jogos de Minas Gerais é disputada em oito sedes, divididas em duas datas. De 15 a 19 de julho, João Monlevade, Araçuaí e Caratinga realizaram os jogos. Os campeões microrregionais classificam-se para a etapa regional, que acontece em quatro sedes de 3 a 7 de setembro. Belo Horizonte realiza etapa própria, com disputas entre seus clubes e entidades esportivas. Os jogos acontecem na capital no período de 1º de agosto a 30 de setembro.

Os campeões regionais e de BH disputam a etapa estadual. Entre 10 e 15 de outubro acontecem as disputas das modalidades coletivas. De 16 a 18 de outubro, é a vez das modalidades individuais, que são disputadas apenas nesta última fase.

Revelação de atletas

Nos mesmos moldes dos Jogos de Minas, realizados de 2012 a 2014, a competição, que envolve atletas e equipes federados, tem o intuito de potencializar o esporte de rendimento, sobretudo nos municípios do interior, e o surgimento de atletas que possam representar o estado de Minas Gerais nas principais competições nacionais e internacionais. O evento é executado em parceria com as federações esportivas mineiras e o apoio das prefeituras municipais.

Neste ano as modalidades em disputa são: atletismo, atletismo PCD, bocha paralímpica, ciclismo speed, ciclismo mountain bike, judô, karatê, basquetebol, futsal, handebol e voleibol, nos naipes feminino e masculino.