12h06min - 18 de Agosto de 2015 Atualizado em 12h35min

Jornada Mineira do Patrimônio Cultural oferece programação em diversas regiões do Estado

Projeto integra comemorações do Dia do Patrimônio, realizado pelo Ipepha/MG. Cerca de mil atividades fazem parte da programação

Izabel Chumbinho/Iepha
Diversas manifestações culturais acontecerão no estado

Até o dia 30 de setembro, mais de 500 municípios mineiros promoverão ações de preservação e promoção do patrimônio cultural. Cerca de mil atividades fazem parte da programação da 5ª edição da Jornada Mineira do Patrimônio Cultural, que é realizada pela Secretaria de Estado da Cultura, por meio do Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais (Iepha/MG). Com o tema “Cidades, Regiões e Patrimônio” a proposta desta edição é trazer o diálogo das cidades com suas regiões e a preservação do patrimônio como expressão cultural.

Várias atividades como seminários, oficinas, exposições, feiras, festivais, apresentações musicais e de teatro, visitas guiadas a bens culturais, ações de educação patrimonial fazem parte da programação, assim como encontros com mestres e grupos da cultura popular mineira. Municípios dos 17 territórios de desenvolvimento definidos pelo Governo do Estado de Minas Gerais participarão da 5ª edição da Jornada com o propósito de promover e preservar o nosso patrimônio.

A Jornada integra as comemorações do Dia do Patrimônio, que conta com uma série de atividades, entre elas o “Seminário Estadual do Patrimônio Cultural: Circuitos Culturais e as Cidades”, dias 24 e 25 de agosto, reunindo acadêmicos, coletivos e representantes de movimentos sociais de Belo Horizonte e de outras cidades.

Já em setembro, a Praça da Liberdade recebe a intervenção urbana “Alameda São Francisco: o Rio inunda a cidade”, inspirada no inventário do patrimônio material e imaterial, elaborado pelo Iepha/MG, das regiões do trecho navegável do Rio São Francisco.

Toda a programação da Jornada está reunida no site www.jornada.mg.gov.br, e pode ser consultada por cidade, evento ou data.