Cultura | Economia / Desenvolvimento

08h48min - 26 de Novembro de 2014 Atualizado em 08h50min

Jovem Músico BDMG encerra temporada 2014 no Palácio das Artes

Série de recitais realizará última apresentação deste ano com quatro talentosos músicos em única apresentação

Élcio Paraíso
Henrique Menezes será um dos artistas a se apresentar no recital na Sala Juvenal Dias

No dia 27 de novembro, às 19h30, o Jovem Músico BDMG encerrará a sua programação de recitais de 2014. Henrique Menezes (violão), André Siqueira (flauta transversal), Alessandro Fonseca (piano) e Pedro Lucas Viana (canto) fecharão, com chave de ouro, a 14ª edição do programa. O recital será na Sala Juvenal Dias, do Palácio das Artes.

Selecionados por uma comissão julgadora independente, formada por Carlos Aleixo, Miriam Bastos e Mônica Pedrosa, os músicos interpretarão repertórios apresentados durante as audições do programa e revelarão o potencial musical e artístico da nova cena erudita no estado. Este ano, a série de recitais apresentou 27 jovens músicos, de BH e de municípios mineiros.

Em 2015, o programa Jovem Músico BDMG completará 15 anos de dedicação, incentivo e fomento à música erudita e aos novos e jovens talentos do gênero. O s recitais são uma oportunidade para que estudantes possam apresentar a sua técnica e conhecimento fora das salas de aula, para o público. Muitos participantes, inclusive, ressaltam a importância de tocar em um local renomado, como a Sala Juvenal Dias, que possui uma história no cenário musical de Minas e do país.

Conheça os músicos participantes:

Henrique Menezes – violão

Natural de Belo Horizonte, Henrique Menezes tem 26 anos e iniciou seus estudos musicais em 2007, com o professor Eduardo Campolina. O violonista já participou de masterclasses com os renomados Marco Pereira, Carlos Barbosa Lima, Joham Fostier e Fabio Zanon. O músico é formado em licenciatura em música pelo Instituto Izabela Hendrix e pós-graduado em gestão cultural, pela UNA. Atualmente, é aluno do professor Celso Faria e cursa o 7º período de bacharelado em música na Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG).

André Siqueira - flauta transversal

O flautista de 22 anos iniciou seus estudos musicais no Conservatório Estadual de Música Marciliano Braga, em sua cidade natal, Varginha, com a professora Leonilda Batista. Posteriormente, atuou como professor monitor na mesma instituição. André Siqueira participou do 22º Festival de Música Antiga e Colonial de Juiz de Fora, e do 1º e 2º Festival Flauta Gerais, em São João del Rei. Realizou masterclasses ministradas por Lucas Robatto, Antônio Carlos Guimarães e Toninho Carrasqueira. O músico participou da Orquestra Sinfônica e do Grupo de Choro da UEMG e, hoje, integra a Banda Sinfônica da UEMG, a Orquestra de Flautas Flutuar, Quinto do Choro, Duo Vera Cruz e grupos camerísticos. André cursa bacharelado em música na UEMG, sob orientação do professor Fernando Pacífico Homem.

Alessandro Fonseca - piano

Aos 11 anos, iniciou seus estudos, em sua cidade, Campo Belo. Com 26 anos, já participou de masterclasses com os renomados Ricardo Castro, Alexandre Dossin, Mika Rännäli, Mirta Herrera, Flávio Augusto, Eduardo Monteiro, Gilberto Tinetti, Guigla Katsarava, Fany Solter, Moura Castro,Luis Senise, etc. O músico atua em séries musicais e de festivais como o FEMUSC,Música nas Montanhas,etc. Prêmios: 2º lugar no Jovem Solista, 2010, da OSMG, e no XVIII Concurso Arnaldo Estrella; 3º lugar no XIX Souza Lima, no VI Lorenzo Fernandez e no X  Edna B. Habith, dentre outros. Se apresentou como solista com a Orquestra da FEA, sob regência do maestro alemão Göetz Hartmann. Atua como professor e possui um duo de violino e piano com a sérvia Ana Zivkovic. Hoje, estuda sob orientação da professora Miriam Bastos. O pianista é bacharel em música, com habilitação em piano, pela UEMG.

Pedro Lucas Viana - canto

Pedro Lucas Viana nasceu em Contagem, cidade onde teve os seus primeiros contatos com a música. O barítono integrou o Coral Infantil da Fundação Clóvis Salgado e o Coral Ars Nova. Em 2009, iniciou seus estudos no Centro de Formação Artística do Palácio das Artes (CEFAR), na classe do professor Néstor Gurry. Participou de masterclasses com Eiko Senda, Damon Ploumis e Ismini Giannakis. Já cantou sob regência dos maestros Eugene Kohn, Claus Peter Flor, Fábio Mechetti, Roberto Tibiriçá, Luiz Fernando Malheiro, Marcus Arakaki, Emílio de Cezar, Sílvio Viegas, Gabriel Rhein – Schirato, Lincoln Andrade, Iara Fricke Matte, Eliane Fajioli, Carlos Alberto P. Fonseca e Rafael Grimaldi. Em 2011, cantou com a Orquestra do Estado de São Paulo, Coral da Osesp e o Coral Lírico e Minas Gerais. Apresentou-se, também, no concerto do tenor italiano Andrea Boccelli em Belo Horizonte, ao lado da Orquestra Sinfônica de Minas Gerais. Pedro esteve na primeira audição brasileira da versão orquestral da Petite Messe Solennelle de Rossini, no Grande Teatro do palácio das Artes, sob regência de Roberto Tibiriçá. O barítono foi convidado para integrar o Grupo Experimental de Ópera da UEMG. Atualmente, cursa bacharelado em canto na UEMG, na classe da professora Marisa Simões e integra o Coral Lírico e Minas Gerais, com a qual já participou das óperas La Traviata, Nabucco e Um Baile de Máscaras, Andrea Chènier, Lá Bohéme, Tosca e A Viúva Alegre. Em 2015, como integrante do Ópera Jovem, Pedro interpretará Giorgio Germont, da ópera La Traviata, no Espírito Santo.

Serviço:

Jovem Músico BDMG apresenta:

Dia 27 de novembro (quinta-feira), às 19h30

Sala Juvenal Dias – Fundação Clóvis Salgado

(Av. Afonso Pena 1537 – Centro – Belo Horizonte / Minas Gerais)

Ingressos: R$2 (inteira) - Classificação Livre

Mais informações pelo telefone (31) 3219-8656 / 8691, ou no site www.bdmgcultural.mg.gov.br