Minas por Região
Segurança / Defesa Social

16h47min - 15 de Maio de 2015 Atualizado em 16h45min

Jovens do Fica Vivo! levam cores para o aglomerado Santa Lúcia

O local era estigmatizado, conhecido como Beco do Rato, e voltou a ser chamado pelo nome oficial e a ser objeto de admiração na comunidade

Henrique Chendes/Imprensa MG
Jovem pinta o Beco Santa Inês, no aglomerado Santa Lúcia em Belo Horizonte
Jovem pinta o Beco Santa Inês, no aglomerado Santa Lúcia em Belo Horizonte

O projeto Já é! Arte no Beco leva cores e novos significados para o Beco Santa Inês, no aglomerado Santa Lúcia, na região Centro Sul de Belo Horizonte. O local, que era estigmatizado, conhecido como Beco do Rato, voltou a ser chamado pelo nome oficial e a ser objeto de admiração na comunidade. A Arte no Beco é comandada pelo morador Pelé e faz parte do Programa Fica Vivo!, da secretaria de Estado Defesa Social (Seds).

Pela oficina já passaram cerca de 100 jovens do Santa Lúcia em campanhas de revitalização, com grafitagens dos muros de casas e quintais. Os encontros artísticos acontecem uma vez por semana, na parte da tarde e não se limitam à pintura. “Também conversamos sobre o cotidiano, sobre temas que incomodam e trazem questionamentos. A galera do aglomerado abraçou o projeto. Eles deixam a gente pintar por cima das pichações e os moradores pedem para pintar tudo”, diz o oficineiro Pelé.

O Beco Santa Inês tem aproximadamente 200 metros de extensão e a largura não chega a três metros. No fim da tarde, passam crianças voltando da escola, moradores param para conversar, em meio ao trânsito das motocicletas.

Cleice da Costa é uma das moradoras do beco e está há mais de 40 anos na comunidade, onde também é dona de um bar. O estabelecimento foi visitado pela Arte no Beco que pintou na fachada a frase “Tudo posso naquele que me fortalece”, escolhida pela comerciante.

“O Pelé tem uma química especial com os jovens, está fazendo um trabalho muito bonito. Pedi aquela frase, pois tem gente achando que sou rica, somente por eu ter este bar”, diz Cleice, mãe de três filhos e duas netas. Ela diz que a sua frase preferida entre as escritas pelos oficineiros, traduz o espírito do Projeto Já é! Arte no Beco: “Eu amo minha quebrada”.

O gestor social do Centro de Prevenção à Criminalidade (CPC) do Aglomerado Santa Lúcia, Rodrigo Gonçalves de Moraes, ressalta que a participação dos jovens na oficina de grafite tem um papel fundamental no processo de ressignificação do beco. “Essa mudança tem se mostrado saudável e muito positiva”, afirma Rodrigo.

É nos CPCs que funcionam os programas de prevenção à criminalidade da Seds, como o Fica Vivo!, Mediação de Conflitos, Programa de Inclusão de Egressos do Sistema Prisional (PrEsp), a Central de Acompanhamento de Penas Alternativas (Ceapa) e o Programa de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas (PETP).  

No meio do caminho

Andar pelo beco, no dia de oficina de arte, significa ser recebido com uma grande jarra de suco natural, que um dos moradores sempre oferece aos participantes. Os jovens começam a chegar, alguns surgem nas janelas, anunciam sua cor preferida e pedem para guardar a lata de spray.

Carlos Eduardo Martins de Castro, de 17 anos, conhecido por Carlinhos, está sempre presente na oficina do Pelé. O dia 14 de abril foi uma data especial para ele no projeto. “Agora é a vez da minha parede. Estou gostando deste grafite. Acho que a minha casa vai ser a amarela”, brinca Carlinhos, apontando para uma pequena residência amarela, pintada em uma das paredes externas da sua própria casa.

O oficineiro explica que a representação de cenas e construções do aglomerado Santa Lúcia, principalmente as casas, as atividades esportivas e brincadeiras são temas recorrentemente escolhidos pelos jovens. “Eles vão pintando e decidindo pelas casas, conforme as cores e tamanho.”

Fernando Henrique Gomes da Silva, de 21 anos, estava ao lado de Carlinhos na grafitagem da parede, atuando nos retoques da imagem do morro, onde as moradias estavam sendo “construídas”. “A minha está lá em cima, ainda em fase de acabamento, só entro quando ficar pronta”, brincou Fernando Henrique.

Rosa choque

Um muro rosa com papagaio e borboletas voando chama a atenção de quem passa pelo beco. É casa da senhora Sônia Maria das Graças Santos. A cor e o tema foram escolhidos por ela. O papagaio pintado é uma homenagem ao seu papagaio de verdade, o Fred.

“Vai ficar uma beleza quando tudo estiver pronto”, comenta Sônia, de trás do muro. O Fred é ciumento e se coloca de asas abertas, na frente da mulher, sugerindo estar disputando a atenção da dona com o ‘outro’ Fred pintado no muro.

SEGOV - Secretaria de Estado de Governo de Minas Gerais

Desenvolvido por marcosloureiro.com

Cidade Administrativa Presidente Tancredo Neves

Rodovia Prefeito Américo Gianetti, 4001
Edifício Gerais, 1º andar
Bairro Serra Verde - BH / MG
CEP: 31630-901
Tel.: +55 31 3915-0262

Telefones de Contato