Segurança / Defesa Social

17h41min - 12 de Março de 2015 Atualizado em 17h52min

Jovens em cumprimento de medidas socioeducativas vão à 9º Mostra de Cinema e Direitos Humanos

Além de assistir a filmes no interior das unidades, eles vão produzir fotos e vídeos sobre a temática dos direitos humanos, sob a orientação do Fórum de Juventudes

Osvaldo Afonso

Um grupo de 27 jovens internos do Sistema Socioeducativo da Secretaria de Estado de Defesa Social (Seds) participam da etapa de Belo Horizonte da 9ª Mostra de Cinema e Direitos Humanos no Hemisfério Sul. São 12 internos do Centro Socioeducativo Santa Clara, no bairro Capitão Eduardo, em Belo Horizonte, e 15 do Centro Socioeducativo de Justinópolis, em Ribeirão das Neves. Além de assistir filmes, no interior das unidades, eles vão produzir fotos e vídeos sobre a temática dos direitos humanos, sob a orientação do Fórum de Juventudes da Grande BH. Os trabalhos serão apresentados no encerramento da mostra, no dia 27/3, no Teatro Sesc Palladium, no Centro de Belo Horizonte.

“Sou da quebrada Barreiro, sou da quebrada São Tomaz, Tony (Ribeirão das Neves), Jaboticatubas, Morro do Papagaio”. No grupo, também tinha um rapaz de uma distante "quebrada" do Sul da Bahia. Assim os jovens da unidade de Capitão Eduardo se apresentaram, antes de assistirem ao terceiro filme da programação, "Pelas Janelas", com duração de 35 minutos. O filme foi produzido por uma equipe de quatro estudantes universitários de Cinema e Audiovisual, que acompanhou parte dos processos e experiências do projeto de cinema, educação e direitos humanos “Inventar com a Diferença”, realizado em escolas espalhadas pelo Brasil.

Os dois primeiros filmes assistidos foram "A Vizinhança do Tigre", que mostra a vida de jovens moradores do bairro Nacional em Contagem, e "Sophia", uma história de amor cercada de poesia visual e sonora, com diversas experiências sensoriais. “Escolhemos com muito cuidado e atenção estes três filmes, chegamos a realizar oficinas - a partir deles - entre os próprios organizadores das atividades”, relata Élida Martins, uma das voluntárias do Fórum das Juventudes da Grande BH, entidade responsável pela viabilização da Mostra junto ao Centro Socioeducativo Santa Clara e o Centro Socioeducativo de Justinópolis, em Ribeirão das Neves.

Percepções

O arte-educador João Paulo de Oliveira Mendes desenvolve oficinas de fotografia e vídeos em vilas e favelas da Região Metropolitana de Belo Horizonte. Ele está orientando e estimulando os jovens na produção do material que será apresentado no Sesc Palladium. “O interesse a participação dos deles foi uma boa surpresa”, revela João Paulo.

Questionados sobre as possibilidades do uso de uma câmera, os jovens internos expõem suas análises. “Uma câmera poder ser um X9!,  “ela mostra os bons momentos”, “uma foto pode denunciar uma violência”, foram algumas das manifestações ouvidas na oficina.

Para a diretora-geral do Centro Socioeducativo Santa Clara, Cristiane Ribeiro, os filmes e os debates representam um excelente espaço de inserção cidadã. “Precisamos de atividades intelectuais como estas, que promovem reflexões sobre temas como identidade, racismo e cidadania”, ressalta a diretora e psicóloga. A unidade começou há dois meses uma oficina de cinema, na qual são realizados debates após as sessões. Os jovens já assistiram "Fronteiras do Preconceito" e "Diz Ai".

Organização

A 9ª Mostra Cinema e Direitos Humanos no Hemisfério Sul é realizada pela Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, em parceria com o Ministério da Cultura. A produção é da Universidade Federal Fluminense (UFF), por meio do Departamento de Cinema e Vídeo, com apoio da Organização dos Estados Ibero-Americanos para a Educação, a Ciência e a Cultura (OEI), Centro de Informação das Nações Unidas (UNIC-RIO), Centro Técnico Audiovisual (CTAv), Empresa Brasileira de Comunicação (EBC). O patrocínio é da Petrobras e do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).

O Fórum de Juventudes da Grande BH foi criado em agosto de 2004. É uma articulação da sociedade civil, que defende os direitos da juventude e atua na construção de propostas de políticas públicas em Belo Horizonte e cidades da Região Metropolitana de BH (RMBH).