Economia / Desenvolvimento

10h24min - 13 de Maio de 2014 Atualizado em 10h26min

Jucemg registra 14.364 empresas abertas no 1º quadrimestre de 2014

No primeiro quadrimestre do ano, a Junta Comercial do Estado de Minas Gerais (Jucemg) registrou 14.364 novas empresas, com uma média de 3.591 negócios abertos por mês, representando o total de mais de um milhão (1.194.021) de empreendimentos ativos no Estado.  Nos primeiros quatro meses do ano, a maior parte de empreendimentos formalizados foi de Sociedade Empresária Limitada com 7.560 constituições, seguidos de Empresário (5.352) e Empresa Individual de Responsabilidade Limitada – Eireli (1.326).

Em Minas, a abertura de empresa ocorre em quatro etapas, sendo três delas pela internet, pelo serviço Minas Fácil Jucemg. O empresário dá entrada única em toda a documentação em um mesmo local (Unidade) e integrado aos órgãos envolvidos na formalização do negócio. Gerenciado pela Junta Comercial, o Minas Fácil foi idealizado pelo projeto Estruturador Descomplicar, da Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag).

Cada vez mais perto dos mineiros, a Jucemg está presente atualmente em 114 cidades do interior, favorecendo diretamente a formação de novos empreendimentos no estado. São diversas regiões contempladas, avançando, sobretudo, às cidades do Norte, Vale do Jequitinhonha e do Mucuri. Em um processo de interiorização e expansão, a previsão que até o final do ano 125 cidades estejam contempladas com os serviços da Unidade Jucemg Minas Fácil.

No Brasil, a Junta Comercial também marca presença. Referência nacional no processo abertura de empresas, a autarquia estadual transfere sua tecnologia e know how, para facilitar e agilizar a formalização de novos negócios, a nove estados brasileiros e ao Distrito Federal, como já acontece em Minas Gerais.